Em 'Valor do branding', Eduardo Tomiya aborda a dinâmica do retorno financeiro de investimentos em marca, mostra metodologias de posicionamento e detalha cases de organizações
Em Valor do branding (Senac, 176 pp, R$ 79) o autor Eduardo Tomiya, um dos maiores especialistas no tema no país, traz de maneira clara a apuração e o uso do valor da marca em grandes transações corporativas e elucida a relevância de monitorar esse ativo com dois enfoques principais: quantitativo e analítico. A obra permeia o uso de métricas de valor de marca no cenário atual econômico, financeiro e, inclusive, tecnológico, já que mesmo com o advento da Inteligência Artificial, as ferramentas analíticas de marca unidas à pesquisa de mercado são indispensáveis - e provavelmente sempre serão - para entender a saúde da marca e como ela afeta o valor do acionista. Impacta em grandes decisões de negócios, como fusões e aquisições, permanência da marca no mercado ou não, registro de marca e outras. O livro leva o leitor pelo caminho fascinante da construção do valor da marca e da sua gestão eficaz por meio do acompanhamento de métricas, explica o papel relevante do branding analítico no processo de articulação do posicionamento e mostra ferramentas que permitem esse movimento. Tomiya foi o responsável pelo desenvolvimento de métricas analíticas para o branding e por mais de 500 avaliações de empresas que sustentaram operações financeiras relevantes. O prefácio é assinado por Silvia Quintanilha, diretora de insights da TM20 Branding.