A magia do Natal tomou conta do Centro Histórico de Salvador no domingo (15) em um evento emocionante que reuniu mais de 200 pessoas acolhidas em unidades de acolhimento da cidade. A ação contou com a presença da vice-prefeita Ana Paula Matos, da primeira-dama, Rebeca Cardoso, e do apoio de cerca de 30 voluntários, que se uniram para proporcionar um dia inesquecÃvel à s crianças assistidas pela OAF (Organização de AuxÃlio Fraterno), Lar da Criança, Pérolas de Coutos, Pérolas de Cajazeiras, Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil (Nacci), Campo da Paz e Associação das Comunidades Paroquiais de Mata Escura e Calabetão (Acopamec).
O evento, promovido pelo Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância (Neapi), ofereceu uma programação especial repleta de magia e encantamento. As crianças participaram de um baile com música, brincadeiras, lanches, distribuição de presentes e visitas à Casa do Papai Noel e ao circuito natalino decorado do Centro Histórico. A idealizadora do Neapi, Rebeca Cardoso, explicou que a iniciativa foi inspirada pelo verdadeiro sentido deste perÃodo festivo.
“São crianças que têm privações, que terão esse momento como referência do Natal. Pensamos em tentar mudar um pouco a realidade delas e fazer com que tenham um Natal feliz, com pessoas cuidando, brincando e zelando por elas com muito amor e alegria. Mais do que uma ação de dar brinquedos, foi um dia de convivência, brincadeira, de doação de amor. No final, é isso que mais importa, que causa impacto e memórias positivas na vida delas”, declarou.
A noite foi coroada com o cortejo Balada de Papai Noel, que levou à s ruas mais de 700 artistas em uma performance inesquecÃvel, encantando as mais de 150 mil pessoas presentes no Pelourinho. A experiência marcou o coração dos pequenos e reforçou o compromisso da gestão municipal com ações que promovem inclusão e acolhimento.
R.S., de 16 anos, falou sobre a alegria de participar da celebração. “Estou muito feliz de poder vivenciar esse dia tão maravilhoso. É um momento de diversão e confraternização. É Natal, e foi mágico ver como está tudo lindo em nossa cidade, uma experiência única nesse momento de bondade e alegria”, disse.
O presidente da OAF, Jozias Souza, também destacou o impacto transformador da iniciativa. “Enquanto gestor de instituição de acolhimento de crianças que vivem em situação de vulnerabilidade, me sinto extremamente grato. Essa ação proporcionada para eles é a verdadeira magia do Natal. No olhar de cada um, no agradecimento, no sorriso, tem a expressão de gratidão. É um dia que está marcado na vida deles; hoje ouvi depoimentos importantes dessas crianças que foram tocadas por esse momento.”
O evento foi resultado de um esforço coletivo que envolveu voluntários e a equipe da Diretoria de Serviços de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Dsip/Semop). “Cada detalhe foi planejado com muito carinho para criar um ambiente de encantamento e alegria. Ver o brilho nos olhos das crianças e o sorriso de quem participa dessa experiência é a maior recompensa. É emocionante saber que nosso trabalho contribuiu para tornar esse Natal tão especial”, afirmou o diretor da Dsip/Semop, Ângelo Magalhães.
FONTE PREFS SECOM