O Boca de Brasa, programa desenvolvido pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), com o objetivo de fomentar a cultura e a economia criativa nas periferias da cidade, está com duas grandes ações para o mês de dezembro. A "Temporada Acelera Boca de Brasa" e o "Boca de Brasa Apresenta" promovem o fortalecimento dos talentos das periferias, a cultura local e apresentam o resultado do trabalho de formação desenvolvido ao longo do ano nos polos criativos Boca de Brasa.
A "Temporada Acelera Boca de Brasa" ocorrerá de 3 a 15 de dezembro, em diversos espaços de Salvador, com 56 sessões gratuitas e abertas ao público, abrangendo artes visuais, audiovisual, dança, literatura, música, performance e teatro. O evento é resultado do Programa de Aceleração de Iniciativas Culturais e Criativas do Boca de Brasa, coordenado pela Associação Conexões Criativas, que tem como objetivo impulsionar as carreiras de 15 artistas e grupos locais, oferecendo apoio financeiro, mentorias e capacitação.
"Ações como essas são fundamentais para consolidar a cena cultural das periferias e promover a inclusão. Ao apoiar artistas locais, estamos criando oportunidades para que suas vozes sejam ouvidas e para que a diversidade cultural de Salvador seja reconhecida e valorizada. Essa programação é uma prova do potencial transformador da arte na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirma Fernando Guerreiro, presidente da FGM.
A programação envolve os territórios de Cajazeiras, Centro/Brotas, Cidade Baixa, Subúrbio/Ilhas e Valéria. O espetáculo cênico-musical "O Trauma Show" será uma das primeiras atrações da temporada, no Teatro Gamboa, no dia 5 de dezembro, às 19h. Produzido por Andrezza, o espetáculo questiona a busca por autenticidade no mundo contemporâneo.
Já a exposição "Teu Cabelo, Memória", fará uma homenagem à ancestralidade e à identidade afro e transportará o público para o universo das tranças. A exposição será aberta na Casa do Benin também na sexta-feira (5), às 18h30 e estará disponível para a visitação até o dia 14. O Balé Jovem de Salvador transportará o público para o futuro com a coreografia "Areia 3000", com uma reflexão sobre os impactos ambientais no planeta. A programação contará ainda com a peça “A Coisa Vai Ficar Preta” da Cia de Teatro JÁÉ", no Subúrbio 360, e com o stand-up comedy do Clube DazMinina no Teatro Gregório de Mattos.
Polos Criativos – Também em dezembro, o ICEAFRO promove a culminância de um ciclo intenso de formação, iniciado no primeiro semestre deste ano. As capacitações realizadas ao longo do ano, voltadas para artistas, empreendedores e produtores culturais, incluíram mentorias com profissionais renomados em diversas áreas artísticas, o que ajudou a fortalecer as habilidades técnicas e profissionais dos participantes. Além do suporte financeiro, o programa promoveu um ambiente de troca e desenvolvimento, com um total de 16 horas de mentorias dedicadas ao aprofundamento de técnicas artísticas e de gestão cultural.
No Polo Itapuã, o evento "Boca de Brasa Apresenta" será realizado no dia 2 de dezembro, às 17h, na sede do Malê Debalê, com entrada gratuita. As produções musicais serão destaque no evento, incluindo trechos do espetáculo musical de Adriano Bugalho, pocket-shows das bandas Solomon Kane e Piraúna Power, além do teatro musicado de bonecos com Jezebel Lorenzi, que dará o ritmo da festa. Entre os lançamentos, está o single "Príncipe Negro" de Duda Maria e o videoclipe "Itapuã - Pontos de Encontros", da cantora Jan de Sant'anna.
O evento será também um espaço para o compartilhamento de experiências de projetos que envolvem uma intervenção cultural no território, como as iniciativas de Filipe Souza, com o Festival de Rock de Itapuã, o Movimento Rua Viva, liderado por Gigante, o curso de costura criativa com a Deusa Chic e o evento de Capoeira do Mestre Neto Moska. Também estão previstas a performance "Estudos pra Cangasereia" de Liz Novais e a instalação fotográfica "Nanã: Processo ritualístico da criação", de Camila Cerqueira e Maiana Oliveira.
No Polo Federação, o "Boca de Brasa Apresenta" acontecerá no dia 10 de dezembro, às 17h, no Teatro Módulo, com entrada franca. A mostra, com coordenação artística de Valdineia Soriano, reunirá produções audiovisuais, performances artísticas, música e relatos de experiências de iniciativas apoiadas pela Bolsa-Estímulo Eu Sou Boca de Brasa. Nesta edição, serão lançados projetos como o filme “Amoré” de Isabela Leal; os clipes de Rose Ratinha com a Orquestra de Timbal Feminina Performática; o curta-documentário “Costurando com Axé”, de Dyego Santz e o fotolivro “Íròkò” de Herbert Fernandes.
Programação e edital – A programação completa da Temporada Boca de Brasa Acelera e do Boca de Brasa Apresenta pode ser conferida no site da FGM (https://encurtador.com.br/c1MFO). O Programa Boca de Brasa é uma iniciativa da Fundação Gregório de Mattos, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (SEMDEC), Associação Conexões Criativas e o ICEAFRO.
O edital Polos Criativos Boca de Brasa foi criado para apoiar iniciativas culturais nos territórios de Salvador, promovendo a formação e aceleração de projetos artísticos que valorizam a cultura local. Além do apoio financeiro, os contemplados recebem capacitação e mentorias que visam profissionalizar suas carreiras, proporcionando oportunidades de desenvolvimento e sustentabilidade para artistas e produtores culturais das periferias.