O prefeito Bruno Reis destacou na noite deste sábado (28) que a operação do Festival Virada Salvador 2025 tem sido um sucesso, e que a capital baiana é destaque na mídia nacional por conta do evento, que vai até terça-feira (31). Afirmou ainda que a Arena O Canto da Cidade, na orla da Boca do Rio, recebeu quase 200 mil pessoas na última sexta-feira, primeiro dia do evento, confirmando a expectativa da organização, e que a festa ocorreu sem transtornos para o público.
“Hoje vocês devem ter acompanhado em todos os telejornais a nossa cidade em destaque por conta deste grande evento. Quem acompanhou as nossas redes sociais, tanto a minha como a da ‘Prefs’, viu todas aquelas imagens belíssimas e a quantidade de pessoas que estiveram aqui ontem. Nos nossos registros, que são feitos com um sistema de inteligência artificial, nós chegamos a um público máximo de mais de 197 mil pessoas. A expectativa era chegar na casa dos 200 mil, então chegamos bem perto”, disse o prefeito em entrevista coletiva à imprensa na Arena O Canto da Cidade.
Bruno citou alguns números da operação do primeiro dia: foi registrado um único caso de furto, uma queixa por assédio sexual e outro por importunação sexual. Foram realizados 72 atendimentos nas unidades de saúde dentro da arena, sendo 91% de casos clínicos e sem gravidade. Além disso, o prefeito destacou a operação de trânsito, que evitou retenção na Av. Octávio Mangabeira, e as três linhas especiais de ônibus, que conduzem o público das estações Pituaçu, Pirajá e Acesso Norte até a arena.
“Os serviços funcionaram muito bem. Então, a expectativa é que hoje (sábado) seja ainda melhor, porque vocês sabem, por mais que a gente já tenha experiência de alguns anos realizando um evento desta magnitude, sempre a primeira noite tem ajustes a serem feitos na operação e a cada dia que se sucede a gente vai melhorando esta operação, meio que vai entrando no piloto automático, então não tenho dúvidas que hoje será uma noite ainda melhor”, afirmou o prefeito na entrevista coletiva.
O prefeito lembrou ainda que esta segunda noite do Festival Virada Salvador 2025 dá destaque aos artistas baianos. A primeira apresentação foi do Olodum, e logo depois Psirico subiu ao palco. Em seguida, se apresentam Bell Marques e Thiago Aquino. O pernambucano João Gomes também se apresentará. “Então será uma noite marcada por grandes artistas baianos, com uma grade contendo diversos estilos musicais. Pagode, axé music, arrocha, samba-reggae… Enfim, é com muita alegria que a gente pôde montar uma grade tão especial como essa para o segundo dia”, comentou.
Entrada – Bruno pediu a atenção do público à nova entrada da arena, que ocorre apenas pelo lado da praia, no sentido vindo do Jardim de Alah. Segundo ele, a mudança ocorreu em comum acordo com os órgãos de segurança pública, tanto para facilitar o trabalho da revista como para evitar os engarrafamentos que ocorriam na Av. Octávio Mangabeira. Também foi ampliado o número de pórticos, ainda maiores do que os das edições anteriores.
“Em algum momento, de pico, chegou a ter uma fila, mas menor do que a do ano passado. Quando nós tomamos a decisão de fazer esse teste, foi justamente para facilitar a operação, seja o trabalho da Polícia Militar, seja o nosso. Quando há uma entrada pelo lado do trânsito, gera uma retenção muito grande, dificulta a chegada das pessoas. Os benefícios que essa decisão trouxe, com certeza, compensam muito. Porque a gente deixou de ter uma retenção no trânsito. Está muito mais fácil chegar na arena, porque o trânsito fica todo livre, acho que todo mundo tá tendo essa percepção”, afirmou o prefeito.
Reportagem: Vitor Villar / Secom PMS