Foto: Ascom/Codesal
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) reforçou o trabalho de vistoria no entorno da Arena O Canto da Cidade, onde será realizado o tradicional Festival Virada Salvador 2025. Com o objetivo de garantir a segurança de todos os participantes, o órgão realiza inspeções semanais no local, monitorando as áreas que podem oferecer possíveis riscos durante o evento.
Conforme explicou a subcoordenadora de Áreas de Risco da Codesal, Rita Moraes, a análise cuidadosa da infraestrutura, pavimentação, energia, vegetação e telefonia é essencial para identificar e eliminar focos de perigo, tanto no espaço quanto em seu entorno, criando um ambiente seguro para milhares de foliões.
“Essa avaliação de cenário que realizamos antes dos eventos tem o objetivo de identificar todos os riscos presentes. Fizemos o levantamento dentro da arena, agora chamada O Canto da Cidade, e também ao redor, tanto na orla quanto no lado oposto”, disse Rita Moraes.
Durante as vistorias, diversos pontos são analisados, como a recomposição de gramado danificado, calçadas e pisos irregulares, a substituição de gradis danificados, a verificação de problemas na iluminação pública e a remoção de pedras soltas nas calçadas.
Todas essas questões, segundo Rita, são encaminhadas para os órgãos competentes, que se encarregam de corrigir os problemas antes do início do evento, garantindo um espaço seguro para o público.
“A vistoria é feita de forma antecipada, e, a cada semana, realizamos um novo levantamento, mantendo os órgãos informados para que façam as intervenções necessárias. A principal importância dessa avaliação é identificar os riscos de forma preventiva, minimizando as chances de acidentes”, completou a engenheira.
Evento – O Festival Virada Salvador 2025 promete ser uma das maiores festas de Réveillon do Brasil, com a presença de grandes nomes da música brasileira. O evento terá início no dia 27 de dezembro, mais cedo este ano, e seguirá até o dia 31.
Entre os artistas estão Léo Santana, que pela primeira vez será o responsável pela contagem regressiva para a virada de ano, além de Ivete Sangalo, Bell Marques, Claudia Leitte, Simone Mendes, Jorge & Mateus, e muitos outros ícones da música.
Texto: Mateus Soares/ Secom PMS