Está de volta o evento que pinta a serra algarvia em tons de branco e rosa, o Festival das Amendoeiras em Flor do Algarve, cujo palco é a cumeada de Alta Mora, no concelho de Castro Marim, que está agendado para decorrer de 31 de janeiro a 02 de fevereiro de 2025.
A Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos da Alta Mora (ARCDAA), a fundadora e anfitriã desde evento, já iniciou os trabalhos de preparação da IV edição deste festival, que este ano beneficia de cofinanciamento do projeto «Cultura aos Montes».
O Festival é uma iniciativa estratégica e promocional das tradições e identidade do território, com o objetivo de combate à desertificação da serra algarvia. A quarta edição marca o roteiro turístico da região em plena época baixa, afirmando-se como o: Festival das Amendoeiras em Flor do Algarve.
Vão ser três dias de festival: 31 de janeiro, 01 e 02 de fevereiro de 2025, cujo programa está disponível em seis idiomas (PT, ES, FR, EN, DE, NL). A entrada é gratuita para crianças até aos 10 anos. Dos 11 aos 14 anos o custo é de € 2,00 e de € 3,00 para adultos.
O pedestrianismo é a modalidade de eleição. Quatro percursos sinalizados durante o evento com níveis de dificuldade diferenciados, desde o participante de passeio até aos mais aventureiros (6, 8, 11, 20 km).
Em 2025 a animação de rua fica a cargo do Bando dos 4, dos Al Fanfare e a exaltação do folclore português com Sofia Pimentão e o espetáculo «Aí Xico Xica». No circuito do Folk o grupo musical Magmell e os Diabo a 7. Na guitarra portuguesa destaca-se Filipe Santos.
A música popular e tradicional com os Pardais à Solta, o Grupo Mato Bravo, o Grupo Recanto, Bela Banda, Beira Serra e Brasa Doirada. O tributo ao acordeão com António Manuel e Silvino Campos. No campo da etnografia o Rancho Folclórico do Azinhal» e o Grupo Coral e Etnográfico Vozes de Almodôvar e o destaque para a música mirandesa com Galandum Galundaina.
Nas artes performativas e, pela Associação Satori, a recriação da famosa «lenda das amendoeiras em flor» e um espetáculo de marionetas. Na dança, e a representar o território, as «Arutla» do Clube Recreativo Alturense. Para recordar a edição passada de 2024 a exposição fotográfica «Gentes, lugares e paisagens da nossa serra» da Associação ¼ Escuro. A pensar nas crianças, animação infantil com pinturas faciais, jogos tradicionais, estátuas vivas e a presença da «Fazenda dos Animais.
Regressa a típica torta de amêndoa gigante, agora com 43 metros com a colaboração da Escola de Hotelaria e Turismo de VRSA, o mercado de rua com tasquinhas e a «aldeia do artesão», os ateliers de pão, cestaria e as oficinas de plantação de amendoeiras.
A edição de 2025 conta com o apoio financeiro do projeto «Cultura aos Montes» apoiado pelos Fundos Europeus no âmbito do Programa Regional Algarve 2030.
Esta é uma iniciativa da ARCDAA com a parceria e apoio do Município de Castro Marim e da Junta de Freguesia de Odeleite, e a colaboração da Região de Turismo do Algarve e do IEFP através do Programa de Promoção das Artes e Ofícios. Para mais informações viste o website https://fafa.pt/ ou contate através do e-mail: arcdaa.festival.amendoeiras@outlook.com