Ambos os baianos viajam com passagem aérea concedida pela Superintendência dos Esportes do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Além deles, o diretor técnico de vôlei de praia da federação baiana, Estácio Marcos Ribeiro também viaja com apoio da Sudesb, com a expectativa alta para a competição organizada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e reúne os principais atletas das categorias sub-17 e sub-19 do país.
"Fernando Gabriel já subiu ao pódio no ano passado, conquistando o segundo lugar. Suane, nossa atleta mais jovem, tem evoluído tecnicamente a cada temporada. Estamos confiantes de que ambos têm boas chances de brigar pelo pódio”, afirma Estácio sobre a dupla que não joagará junta. Fernando vai jogar acompanhado de Sidney e Suane de Kauane.
Fernando é um dos grandes nomes em atividade no estado. Seus resultados incluem: o tricampeonato baiano sub-17, campeão baiano sub-18 e sub-19, campeão interclubes sub-18, além de outros títulos. Ele reforça a importância do apoio da Sudesb para chegar à competição. “Estou com uma expectativa muito grande para a competição porque é algo muito importante para a gente. Então, esse apoio da Sudesb nos ajuda muito e incentiva todos nós”, comenta.
Já Suane teve grandes resultados em competições baianas, como o título na categoria sub-17, o vice da sub-19 e o terceiro lugar na sub-21. Ela aponta que vai para o brasileiro com muita vontade de alcançar o lugar mais alto da disputa. “A gente está indo com a cabeça para o pódio, sempre. A Sudesb é muito importante nesse processo, porque com ela podemos viajar tranquilos e seguros”, pontua.
Além do objetivo de conquistar bons resultados, a Estácio destaca o impacto do torneio na formação de novos talentos no esporte. "A participação de atletas de base em competições desse nível é essencial para motivar outros jovens e fortalecer o voleibol baiano. Esse apoio da Sudesb é fundamental para viabilizar a presença de nossos representantes em eventos tão importantes."
