Em trajetória ramificada, o idioma passa por constantes transformações, ganha diferentes usos e 'fama' de complexidade.
A edição de dezembro do jornal Cândido debate as transformações, variações e nuances regionais da língua portuguesa que constroem a profundidade do idioma e da literatura brasileira. A repórter Bianca Weiss conversou com linguistas, professores e comunicadores para entender a complexidade do idioma no Brasil. Na retranca, a redação selecionou algumas obras que demonstram a vivacidade linguística do português.
O escritor, tradutor e professor Caetano Galindo, autor de Latim em Pó (Companhia das Letras), concede uma entrevista ao jornalista Lucas de Lima, sobre questões do idioma dentro do espectro educacional, cultural e sociopolítico, ampliando o debate da reportagem principal. Dalton Trevisan, falecido no último dia 9, aos 99 anos, está na pensata de Luiz Felipe Leprevost, diretor da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), que revela suas percepções acerca do legado literário do escritor.
Na última publicação da série Mulheres contra a Ditadura, Sueli Bellato conta à jornalista Vivian Faria sua atuação como militante de direitos humanos, seu trabalho na Procuradoria Geral de República, Câmara dos Deputados e Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, onde foi vice-presidente e conselheira. Por mais de uma década, envolveu-se diretamente com pedidos de desculpas e concessão de indenizações a perseguidos políticos da ditadura. O conteúdo especial estreou em março de 2024, marcando os 60 anos do início da Ditadura Militar Brasileira (1964-1985), com destaque à participação da luta das mulheres neste período pelo restabelecimento da democracia.
Ainda, na seção de literatura, o jornal publica o conto de Aura Grube, vencedora do VI Concurso Literário Luci Collin, promovido pela UFPR; e a visita do cineasta Francis Ford Coppola à capital paranaense, escrita em crônica por Carlitos Marinho. Na editoria de fotografia, Kaype Abreu publica o ensaio Rádio-cabeça, composto por registros de pessoas em dupla nas cidades de São Paulo e Curitiba. Ana Santucci faz a arte de capa, inspirada na pauta principal do Cândido.