REGULAR DE ENTREGAS 2025 – PI

LITERATURA: Uma nova visão sobre a Esperança




Resgatando ideias abordadas em publicações anteriores, o autor e psicólogo Alexandre Coimbra Amaral aponta a desesperança como causa do esgotamento e da ansiedade crônica

Para o psicólogo, escritor, palestrante e podcaster Alexandre Coimbra Amaral, a Esperança – sempre escrita em letra maiúscula porque, de acordo com o autor, “a forma de reescrever a vida importa tanto quanto a vida mesma” – é algo tangível, cultivado com ações concretas e coletivas. No novo livro, A Esperança a gente planta (Paidós, 192 pp, R$ 56,90), Alexandre constrói uma narrativa sensível e compartilha histórias pessoais, além de estudos, práticas e contemplações, tornando acessíveis grandes pensadores, como Ailton Krenak, Paulo Freire e Milton Nascimento, convertendo ideias em conversas íntimas e acolhedoras. Na obra, mais do que apresentar conceitos teóricos, o autor humaniza as próprias reflexões e aproxima leitores e leitoras de novas formas de ver a Esperança, transformando-a, pouco a pouco, em algo palpável e que se pode plantar, cultivar, ver crescer e colher. 

O livro ainda retoma conceitos já abordados por Alexandre em títulos anteriores, como A exaustão no topo da montanha e Toda ansiedade merece um abraço, e reafirma que a desesperança pode ser resultado do esgotamento e da ansiedade crônica provocados pela avalanche de informações e afazeres do mundo contemporâneo. A Esperança a gente planta também conta com prefácio da jornalista Tati Fávaro e posfácio do palestrante, terapeuta comunitário e aprendiz de pajé Ubiraci Pataxó.


Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: REGULAR DE ENTREGAS 2025 – PI