5º Workshop de Alinhamento Estratégico discute desafios e próximos passos do BRT Salvador


Foto: Bruno Concha/Secom PMS

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) promoveu, na tarde desta segunda-feira (10), o 5º Workshop de Alinhamento Estratégico Salvador, que teve como um dos painéis principais “Apresentação dos desafios, lições aprendidas e próximos passos na implementação do BRT Salvador”. O evento anual reúne representantes de diferentes secretarias e empresas para discutir aspectos relacionados ao bom funcionamento do modal na cidade.

Titular da Semob, Pablo Souza disse que o objetivo é caminhar com a mesma finalidade. “Nós temos a linha B5, por exemplo, que hoje teve o horário de operação estendido, e reunimos a equipe para rever os principais pontos da operação. Temos também a linha B6, referente ao BRS Orla, que vai ligar o aeroporto à Estação da Lapa, e que a gente também vai poder afinar os pontos, ver os principais detalhes, os aspectos operacionais, para poder reforçar o atendimento à comunidade”, declarou.

“A população sempre pede um reforço na orla e eu acho que essa linha B6 vai chegar em momento adequado para poder atender com equipamentos modernos e ônibus novos. Esperamos poder anunciar em breve”, completou o secretário sobre a nova linha, cujo início da operação está previsto para este ano.

Novos ônibus – Além do primeiro painel sobre desafios, lições aprendidas e próximos passos na implementação do BRT Salvador, o evento também contou com discussões sobre metodologia, revisão da visão e das metas do projeto, revisão e mapeamento dos riscos, e gestão dos riscos e encaminhamentos. Durante o workshop foram observados aspectos como embarque e desembarque, sinalização, veículos, equipe operacional e estratégia de comunicação. Também foi apresentado o projeto para aquisição de novos ônibus, implementação de novos eletroterminais e melhoria da microacessibilidade.

O assessor especial da Semob, Guilhermo Petzhold, considerou que o 5º Workshop de Alinhamento Estratégico Salvador vai possibilitar fazer um mapeamento das principais providências e também das próximas entregas para o sistema BRT. “As providências podem incluir tanto a consolidação da linha B5, como a implementação da linha B6, que é o BRS Orla, então aqui o nosso principal objetivo é mapear quais são as principais entregas que precisam acontecer para tornar isso realidade e também mapear eventuais riscos que podem prejudicar o andamento desses trabalhos, bem como as ações mitigadoras para evitar que eles aconteçam, garantindo, assim, um exitoso início de operação das próximas fases do BRT Salvador”, afirmou.

Rita Tomilin, gerente geral de projetos do WRI Brasil – instituição sem fins lucrativos que atua em parceria com a Semob para o desenvolvimento de iniciativas voltadas para a mobilidade urbana sustentável – destacou a importância do evento. “Acho que essa caminhada que a gente está fazendo já há alguns anos está sendo muito importante para a cidade e para todo esse grupo, porque já conseguimos colher os resultados, ver o resultado de tantos alinhamentos de tantas pessoas envolvidas nesse projeto. Acredito que essas fases que a gente já teve e as próximas fases que a gente vai trabalhar hoje são determinantes para o sucesso do projeto como um todo. O principal objetivo é estar com todos esses atores envolvidos e todos eles alinhados em prol do BRT da cidade”, analisou.

Operação – O BRT Salvador está em operação desde setembro de 2022. Atualmente, o sistema opera com cinco linhas e 14 estações – Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade, Itaigara, Pituba, Cidade Jardim, Pedrinhas, Rio Vermelho, HGE, Ogunjá, Vasco da Gama, Barris e Lapa. Em média, 65 mil pessoas utilizam o sistema BRT diariamente.

A capital baiana tem hoje a terceira maior frota elétrica do país e o maior terminal público de eletrocarga, com capacidade para recarregar 20 ônibus de forma simultânea. O município está em fase preparatória para aquisição de financiamento junto ao Banco Mundial, da ordem de US$94 milhões, para a compra de quase 100 ônibus elétricos. Desde que iniciaram a circulação, os coletivos elétricos já evitaram a emissão de centenas de toneladas de CO₂ na atmosfera.

Reportagem: Mateus Soares e Priscila Machado/Secom PMS


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