Campanha: VERÃO SALVADOR 2026

Curso de Defesa Pessoal da GCM capacita mulheres para enfrentar casos de violĂȘncia



Foto: Lucas Moura/Secom PMS
Reportagem: Pedro Chaves e Lucas Vieira/Secom PMS

A Guarda Civil Municipal (GCM) iniciou, na segunda-feira (5), mais uma turma do Curso de Defesa Pessoal para mulheres. As aulas, que acontecem tambĂ©m nos dias 7, 9, 13 e 15 deste mĂȘs, sĂŁo realizadas sempre das 13h Ă s 17h, na sede da corporação, na Avenida San Martin.

O curso Ă© gratuito e tem como objetivo ensinar tĂ©cnicas de defesa fĂ­sica e de identificação de situaçÔes de violĂȘncia. O coordenador de AçÔes de Prevenção Ă  ViolĂȘncia da GCM, James Azevedo, ressalta que a ideia Ă© ajudar as mulheres a terem autonomia para se libertar de situaçÔes de violĂȘncia.

As aulas possuem conteĂșdos teĂłricos e prĂĄticos. Cerca de 20 alunas aprendem a identificar sinais de violĂȘncia psicolĂłgica, fĂ­sica e sexual, alĂ©m de conhecerem serviços pĂșblicos, como os oferecidos pela Secretaria Municipal de PolĂ­ticas para Mulheres, InfĂąncia e Juventude (SPMJ), e a legislação de proteção Ă  mulher.

NĂșmero de vagas – SĂŁo ensinadas tĂ©cnicas de defesa contra esganadura, estupro, puxĂ”es de cabelo e outras agressĂ”es comuns. O instrutor Sidclei Carvalho reforça a importĂąncia do projeto. “Toda mulher, na verdade todo ser humano, deveria aprender a se defender, porque isso salva vidas”, afirma.

Uma das alunas, a assistente social Mariana Queiroz, de 39 anos, conta que esta Ă© a primeira experiĂȘncia com defesa pessoal. “A mulher Ă© um grupo vulnerĂĄvel e essa Ă© uma maneira da gente conseguir se defender”, destaca.

TambĂ©m assistente social, Deisiane Carvalho, 37 anos, reforça a importĂąncia do conteĂșdo. “Espero nunca precisar usar, mas Ă© fundamental aprender essas tĂ©cnicas, principalmente em cidades com Ă­ndices altos de violĂȘncia”, pontua.


Postar um comentĂĄrio

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior PrĂłxima Postagem

Campanha: VERÃO SALVADOR 2026