*Campanha: ENTREGAS E OBRAS 2025 – PI

Equipamentos culturais de Salvador contam com programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente


Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Reportagem: Priscila Machado / Secom PMS

Nesta sexta-feira (6) e no sábado (7), em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, alguns equipamentos culturais de Salvador terão uma programação especial, unindo arte, criatividade e sustentabilidade. As ações são promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), com o objetivo de estimular a reflexão sobre a preservação dos recursos naturais e incentivar a adoção de práticas sustentáveis.

Amanhã, das 9h às 12h, a Casa das Histórias de Salvador vai contar com a realização da oficina de Upcycling. Voltada para a reflexão sobre a relação entre moda e sustentabilidade, a técnica oferece novos significados para roupas que seriam descartadas. Durante a oficina, serão realizadas intervenções em roupas jeans através de pinturas que resgatam memórias familiares e ancestrais.

No sábado (7), às 14h, na Casa do Carnaval da Bahia, no Pelourinho, os visitantes vão poder participar de uma oficina carnavalesca e criar objetos e acessórios a partir de materiais reciclados. A atividade oferece ao público um espaço de preservação e criação, transformando materiais que iriam poluir a natureza em peças únicas e cheias de significado.

Também no dia 7, na Cidade da Música da Bahia, no Comércio, será realizada a Oficina de Instrumentos com Sucata, a partir das 11h. Nesse workshop, os participantes vão aprender a transformar materiais recicláveis em instrumentos musicais, explorando a relação entre som, criatividade e sustentabilidade.

“A transversalidade entre cultura e sustentabilidade é um dos campos de atuação da recém-criada Diretoria de Cidadania Cultural da Secult, que também é responsável pela gestão de importantes equipamentos culturais da cidade. Esses espaços celebram a Semana do Meio Ambiente com oficinas que abordarão as relações entre moda e sustentabilidade, reciclagem e criação de instrumentos a partir de sucata, fortalecendo, assim, o compromisso desses espaços com essa pauta tão relevante na contemporaneidade”, afirma Chicco Assis, diretor de Cidadania Cultural da Secult.


Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: ENTREGAS E OBRAS 2025 – PI