*Campanha: MULTIVACINAÇÃO 2025 - PUP

Núcleo Especializado de Estatística auxilia GCM na otimização de ações estratégicas em segurança pública


Foto: Ascom/GCM
Reportagem: Eduardo Santos/Secom PMS

Com a premissa de transformar dados em informações valiosas para otimizar a gestão da segurança pública, a Guarda Civil Municipal (GCM) possui um Núcleo Especializado em Estatística. É neste setor que a corporação trabalha os dados para a otimização das ações estratégicas de segurança pública, apresentando resultados significativos que impactam diretamente na vida dos soteropolitanos.

O Núcleo realiza estudos em âmbito estadual e nacional, a partir da experiência de outras GCMs, proporcionando uma visão comparativa mais ampla, visando o aprimoramento contínuo das práticas adotadas na capital baiana. Além disso, o Núcleo de Estatística atua no acompanhamento da evolução institucional, no monitoramento direto do progresso da corporação ao longo do tempo, avaliando o impacto das políticas e ações implementadas.

Também se envolve na gestão de carreira baseada em dados, contribuindo assim para a valorização do efetivo, acompanhando e ranqueando os servidores de acordo com os critérios do plano de carreira. Esse trabalho é destacado também na formação de novos agentes, pois, através do comprometimento com os dados é possível auxiliar na formação dos futuros guardas civis municipais, contribuindo para a aplicação da disciplina “Dados Históricos e Estatísticos”, garantindo que a cultura da análise de dados atue de forma integrada à atuação da GCM.

Em 2024, o Núcleo concluiu o curso para implementação do Observatório de Segurança Pública, ministrado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A iniciativa reforça o compromisso da GCM de Salvador em utilizar ferramentas modernas e metodologias avançadas para aprimorar a segurança e o bem-estar da população.

Gestor do setor, o guarda municipal e estatístico Antônio Carlos Magalhães explica que o setor se destaca pela atuação estratégica junto às ações da Guarda. “O núcleo é de fundamental importância para o crescimento institucional e profissional da GCM em Salvador. Além disso, estamos em fase de implantação do nosso Observatório de Segurança Pública, o que vai nos permitir monitorar e analisar melhor as ocorrências na nossa cidade. Nossas ações são cada vez mais direcionadas e eficazes, pautadas sempre em análises estatísticas que nos permitem antecipar tendências e atuar de forma preventiva”, afirmou.

Equipe – A equipe do Núcleo de Estatística da GCM de Salvador é composta ainda pelos agentes Sidney de Souza Duarte e Heber Santos Brito da Silva, ambos com formação na área de estatística e análise criminal, e que atuam em ações essenciais para a inteligência da corporação, a exemplo da Análise de Ocorrências e Atendimentos, transformando números brutos em informações, identificando padrões e áreas de maior necessidade, o que permite um planejamento mais eficaz das operações.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: MULTIVACINAÇÃO 2025 - PUP