Foto: Memo Soul/SEC
A participação ativa dos estudantes da rede estadual na construção do Plano de Desenvolvimento Integrado - PDI Bahia 2050, iniciativa que visa definir a Bahia que os cidadãos esperam para os próximos 25 anos, foi uma das pautas discutidas nesta quinta-feira (10), durante reunião entre os secretários da Educação, Rowenna Brito, e do Planejamento, Claudio Peixoto.
Para a secretária Rowenna Brito, é indispensável envolver os jovens na construção do PDI - Bahia. “Nós precisamos engajar os nossos jovens, contribuir para que se tornem cidadãos conscientes sobre os papéis no desenvolvimento do nosso estado”, afirmou.
De acordo com o secretário estadual do Planejamento, Cláudio Peixoto, entre os temas mais citados pelos participantes, a educação transformadora e com qualidade se destacou como a principal aspiração da população para o futuro da Bahia, reforçando seu papel estratégico no desenvolvimento social, na superação das desigualdades e na formação de uma sociedade mais justa e inclusiva.
“A educação é base para transformar a Bahia e construir um futuro mais justo e inclusivo. Foi o tema mais citado pela população na escuta do PDI 2050, o que reforça sua importância estratégica. Agradeço à equipe da Secretaria da Educação, sob a liderança da secretária Rowenna Brito, pela receptividade e o desejo de mobilizar a rede estadual de ensino na construção do nosso plano estratégico. Juntos, Planejamento e Educação seguem mobilizados para enfrentar desafios e reduzir desigualdades.”
A construção da visão de futuro do PDI Bahia 2050 é orientada por um amplo processo de escuta social, que incluiu entrevistas com especialistas, seminários temáticos com representantes da sociedade civil, setor produtivo, academia e gestores públicos, além de uma consulta pública virtual que mobilizou mais de 50 mil pessoas em todo o estado.