Foto: Divulgação
Através de dunas, rios e lagoas, a praia de Baixio, no município de Esplanada, vai receber a 2ª etapa do Campeonato Baiano de Orientação neste fim de semana. É a 1ª edição do Troféu Baixio de Orientação, que vai reunir atletas e amantes da natureza (e de aventuras) para a disputa do torneio com apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda Esporte.
O evento vai acontecer em duas modalidades: sprint e floresta. Na primeira, a competição é de alta velocidade, além da capacidade de leitura e interpretação de mapa em ambientes complexos. A prova acontece no sábado, com abertura às 15h e início às 16h - o tempo máximo é de 50 minutos para cada competidor e a distância percorrida pode passar de 2.730 metros.
Já na modalidade floresta, o desafio é de longa distância e testa a resistência e estratégia dos competidores, que possuem o tempo limite de 240 minutos, ou seja, 4 horas. Essa parte do evento é no domingo, com abertura marcada para as 8h e o início da prova será às 9h. O percurso pode ultrapassar os 6.300 metros.
Podem participar da competição crianças, acompanhadas de pais e responsáveis, idoso, pessoas surdas e outros atletas de diferentes idades. Os percursos são adaptados de acordo com a idade e as necessidades de cada competidor.
A Sudesb também apoia o evento com disponibilização de dois ônibus, possibilitando uma maior participação de atletas. O transporte partiu de Feira de Santana, hoje (sexta), às 14h, do Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, e no sábado, às 06h, do Shopping Boulevard.
A averiguação da disputa é feita por meio de sistema eletrônico, em que os competidores registram sua passagem pelos pontos de controle através de chip eletrônico.