Foto: Emerson Santos/SEC
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) participou, nesta terça-feira (12), em Salvador, do Seminário Estadual Bahia Alfabetizada, com ênfase no Eixo I – Criança, que acontece por grupamento, de forma a contemplar os 417 municÃpios por Ãndices de alfabetização. No turno da manhã, na União dos MunicÃpios da Bahia (UPB), o seminário foi voltado para as 11 cidades baianas com taxas de alfabetização na idade certa, acima de 60%. À tarde, no Instituto AnÃsio Teixeira (IAT), participaram os 58 municÃpios que, em 2024, apresentaram menos de 25% de crianças alfabetizadas na idade adequada.
Outros encontros serão realizados, ao longo deste mês, com os demais grupos de municÃpios. A iniciativa tem como foco central a melhoria da aprendizagem das crianças e a elevação dos indicadores de alfabetização em todo o território baiano. Durante o seminário, foram apresentados e debatidos os resultados da alfabetização de 2024, bem como os dados da Avaliação Diagnóstica de Fluência Leitora de 2025. Com base nessa análise, será elaborada uma proposta de plano estratégico voltado para o fortalecimento da aprendizagem e o avanço dos indicadores educacionais.
Para a superintendente de PolÃticas Públicas para a Educação Básica da SEC, Helaine Souza, a realização do seminário é fundamental para a elevação dos indicadores de alfabetização. “Hoje, por exemplo, já nos reunimos com os municÃpios que tiveram mais de 60% das crianças alfabetizadas na idade adequada e se destacaram no escopo do indicador. Todavia, é muito importante nos mantermos juntos para que este Ãndice possa subir ainda mais. A gente tem uma meta de alfabetizar todas as crianças da Bahia e esses municÃpios vão ser estratégicos para alcançarmos essa meta e, inclusive, replicar práticas exitosas nos demais municÃpios”, ressaltou.
O presidente da UPB, Wilson Cardoso, destacou que é fundamental o trabalho conjunto entre a SEC, a UPB, as prefeituras, os secretários municipais de Educação e toda a equipe pedagógica, bem como o estreitamento do diálogo com a APLB para o acompanhamento e valorização dos professores. "A vontade polÃtica dos nossos prefeitos e o comprometimento das equipes pedagógicas serão fundamentais. Não tenho dúvida nenhuma de que vamos atingir o objetivo. O maior legado que um prefeito deixa é melhorar a educação para avançar o desenvolvimento do seu municÃpio", afirmou.
Instituição de comitês
No âmbito do Programa Bahia Alfabetizada, a SEC, através da Portaria n° 1097/2025, publicada no Diário Oficial do Estado desta terça (12), instituiu comitês com a finalidade de planejar, orientar e monitorar as polÃticas e ações para a alfabetização de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos do Estado da Bahia.
Segundo o texto, são atribuições do comitê de Gestão do Programa Bahia Alfabetizada garantir a transversalidade das polÃticas públicas educacionais e fortalecer o regime de colaboração. Já o comitê de Monitoramento e Avaliação do Programa Bahia Alfabetizada tem a função de acompanhar a consecução dos objetivos do programa, identificar problemas e sugerir melhorias no âmbito da execução da polÃtica, dentre outras atribuições.