Foto: Tiago Jr./Sema
A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos HĂdricos (Inema) participaram, nesta quinta-feira (25), da abertura da V ConferĂȘncia Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CEIJMA), realizada no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador. O encontro reĂșne estudantes delegados, professores, jovens facilitadores e especialistas em torno do tema “Vamos transformar a Bahia com educação e justiça climĂĄtica”.
“Estamos aqui hoje por vocĂȘs e para vocĂȘs, porque esta conferĂȘncia Ă© da juventude. VocĂȘs sĂŁo protagonistas na construção de um futuro sustentĂĄvel e levarĂŁo daqui conhecimento, troca de aprendizados e sentimento de pertencimento para os seus territĂłrios. O meio ambiente Ă© o presente, e cabe a vocĂȘs preparar o caminho para as prĂłximas geraçÔes. Tenho certeza de que, com o engajamento e a energia de vocĂȘs, construiremos uma Bahia mais verde”, destacou o secretĂĄrio do Meio Ambiente, Eduardo Mendonça SodrĂ© Martins.
A etapa estadual marca o ponto alto de um processo que mobilizou mais de 152 mil estudantes, de 400 escolas em 113 municĂpios, durante atividades preparatĂłrias. Nessas açÔes, as comunidades escolares refletiram sobre desafios socioambientais e desenvolveram projetos de intervenção voltados Ă preservação ambiental e Ă sustentabilidade.
A estudante Laura Beatriz, de 11 anos, do ColĂ©gio Estadual Brazilino Viegas, em Alagoinhas, estava animada com os aprendizados da conferĂȘncia. “Na minha escola realizamos um projeto de plantio de mudas e aprendemos como fazer compostagem, como cuidar das plantas e a importĂąncia delas para o meio ambiente”, contou.
A programação inclui palestra magna, oficinas, rodas de conversa e cine-reflexĂŁo, alĂ©m da dinĂąmica “Nosso recado”, que reunirĂĄ contribuiçÔes para a declaração infantojuvenil a ser apresentada na 30ÂȘ ConferĂȘncia das NaçÔes Unidas sobre Mudanças ClimĂĄticas (COP 30). No encerramento, nesta sexta-feira (26), serĂŁo escolhidos 21 delegados que representarĂŁo a Bahia na VI ConferĂȘncia Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, de 6 a 10 de outubro, em LuziĂąnia (GO).
“Mobilizamos os 26 NĂșcleos Territoriais de Educação, envolvendo milhares de estudantes em todo o processo. Hoje estamos na etapa estadual, mas ao longo do ano aconteceram conferĂȘncias nos territĂłrios, que resultaram em ricas experiĂȘncias a serem compartilhadas aqui e na conferĂȘncia nacional. Esse processo Ă© tradicional no estado, que sempre se destaca pela mobilização da juventude, e estĂĄ alinhado Ă nossa proposta de formar agentes jovens ambientais, um trabalho que serĂĄ iniciado no prĂłximo ano para fortalecer ainda mais essa rede de participação e protagonismo”, pontuou a diretora de Educação Ambiental para a Sustentabilidade da Sema, Mariana Mascarenhas.
“Este encontro mostra que a juventude da Bahia estĂĄ preparada para assumir o protagonismo nas questĂ”es ambientais. VocĂȘs trazem energia, criatividade e responsabilidade, elementos fundamentais para enfrentar os desafios que temos pela frente e construir um futuro mais sustentĂĄvel e justo”, concluiu o diretor-geral do Inema, Eduardo TopĂĄzio.
Fonte: Ascom/Sema
