Foto: Fernando Peixoto / Secom PMS
Reportagem: Mateus Soares / Secom PMS
Equipes da Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) realizaram, nesta segunda-feira (16), mais uma fiscalização em estabelecimentos comerciais e camarotes instalados nos circuitos do Carnaval de Salvador. A ação teve como objetivo garantir o cumprimento das leis consumeristas, com foco na orientação dos comerciantes, prevenção de irregularidades e proteção dos foliões e visitantes durante a festa.
Segundo o diretor-geral da Codecon, Marcelo Carvalho, o trabalho do órgão foi intensificado ao longo do perÃodo carnavalesco. “O nosso trabalho durante o Carnaval tem como prioridade a proteção do consumidor e a orientação dos estabelecimentos. Intensificamos as fiscalizações de forma educativa e preventiva, o que resultou em um aumento significativo no número de estabelecimentos fiscalizados em relação ao ano passado. Isso demonstra o compromisso da Codecon em garantir um Carnaval mais seguro, justo e organizado para a população e para os visitantes”, explicou.
A chefe do Setor de Fiscalização do órgão, Rose Estrela, explicou que a atuação começou ainda no pré-Carnaval e abrange diferentes tipos de comércio. “A Codecon está nas ruas desde o pré-carnaval fiscalizando estabelecimentos como bares, restaurantes, lojas, panificadoras, delicatessens, camarotes e pontos de venda de abadás e ingressos. O objetivo é garantir ao folião-consumidor que as normas de defesa do consumidor estejam sendo cumpridas. As equipes atuam tanto nos circuitos quanto nos bairros e entornos onde há programação”, afirmou.
Ela também apresentou um balanço das ações e detalhou as principais irregularidades encontradas. “Entre as irregularidades encontradas estão falta de informação sobre preços e validade dos produtos, ausência do exemplar do Código de Defesa do Consumidor, problemas de higiene, lixeiras inadequadas, armazenamento incorreto de alimentos, presença de insetos ou roedores, publicidade enganosa e ausência de placa antifumo. Até esta segunda, já foram vistoriados 1.702 estabelecimentos, com 103 notificações e dois autos de infração. Em caso de queixas, o consumidor pode ligar para o 156 ou registrar a solicitação pelo aplicativo Codecon Mobile ou pelo site do Fala Salvador”, acrescentou Rose.
Avaliação – A fiscalização foi percebida e elogiada por foliões e comerciantes que circulavam pelos circuitos da festa. Presente no circuito Osmar (Campo Grande) neste penúltimo dia da festa, a servidora pública Acácia Maria do Nascimento, de 43 anos, avaliou a ação como necessária para evitar abusos. “Eu acho que essas ações de fiscalização são muito importantes por causa dos abusos que à s vezes acontecem. Alguns estabelecimentos acabam aumentando os preços no perÃodo do Carnaval, o que pesa no bolso e pode lesar o consumidor, que termina pagando valores diferentes dos praticados no dia a dia”, disse.
O turista Wander Souza, de 34 anos, que veio de Belém (PA), disse que a presença das equipes traz mais segurança para quem visita a cidade. “Essa ação é muito boa, porque mostra que os estabelecimentos estão cumprindo as normas. Eu venho de Belém e achei os preços compatÃveis. Até agora está tudo muito bom, estou gostando bastante”, contou.
Para o comerciante Orlando Carlos Souza, proprietário do Mercado Dois de Julho, no Largo Dois de Julho, a fiscalização também contribui para o funcionamento correto dos estabelecimentos. “A fiscalização é necessária, porque sempre tem algum mercado que não cumpre as regras. O papel do fiscal é justamente verificar a realidade, corrigir o que está errado e orientar. Isso é importante tanto para o consumidor quanto para o proprietário, porque ajuda a manter tudo funcionando da forma correta”, disse.
Programação – O Carnaval de Salvador acontece entre os dias 12 a 17 de fevereiro de 2026 A programação completa pode ser acessada no site https://carnaval.salvador.ba.gov.br e no @salvadormeucarnaval no Instagram.
FONTE SECOM PREFS
