*Campanha: HOSPITAL DO HOMEM 2026 – PUP,

Salvador ganha primeira sala de raios X adaptada para pessoas com TEA

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Reportagem: Camila Vieira e Priscila Machado / Secom PMS

Em uma iniciativa pioneira na rede de urgência e emergência de Salvador, a Prefeitura inaugurou nesta sexta-feira (19), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) San Martin, uma sala de raios X totalmente adaptada para o acolhimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodivergências.

A entrega faz parte das ações alusivas ao Dia do Orgulho Autista, celebrado nesta quinta (18). Como parte do projeto ISAC Íris, desenvolvido em Alagoas, a iniciativa reforça o compromisso da rede municipal de saúde de Salvador com a inclusão, acessibilidade e humanização do cuidado e atendimento.

Com iluminação adaptada e recursos visuais que auxiliam na compreensão dos procedimentos, o espaço foi planejado para tornar a experiência do paciente mais acolhedora, especialmente para crianças, pessoas autistas e indivíduos com diferentes perfis neurodivergentes, que podem apresentar sensibilidades sensoriais em ambientes clínicos tradicionais.

Além das adequações estruturais, o projeto contempla a capacitação das equipes assistenciais para um atendimento mais inclusivo, respeitando as necessidades e particularidades de cada paciente.

“É mais do que simplesmente uma sala que teve toda a preparação para receber um público com demandas específicas. Todos os profissionais foram capacitados para lidar com um público que precisa de um acolhimento diferenciado. Então, a sala é a parte visível de um trabalho muito mais denso desenvolvido. A ideia é expandir isso para outras unidades, como uma política institucional da secretaria”, afirma o secretário municipal da Saúde, Rodrigo Alves.

A sala de raios X conta com globo de luzes, anéis com personagens e massinha. A unidade também dispõe de um espaço na sala infantil de medicação com desenhos e pinturas. Além disso, já na recepção a criança recebe uma pulseirinha de identificação do projeto, o que facilita o atendimento.

Atendimento – Para a diretora da UPA San Martin, Cecília Lima, o projeto significa um importante avanço na construção de uma assistência cada vez mais humanizada. “A inauguração dessa sala representa muito mais do que uma adequação física; estamos falando de acolhimento, respeito e inclusão. Sabemos que pessoas autistas e outros pacientes neurodivergentes podem enfrentar desafios adicionais em ambientes de saúde e nosso objetivo é oferecer uma experiência mais tranquila, segura e humanizada para eles e seus familiares”, aponta.

De acordo com a coordenadora da unidade, Tainá Almeida, são realizadas diariamente 70 radiografias, em média, e cerca de 20% dos procedimentos são em pessoas neurodivergentes.

“Muitas crianças vinham fazer exames de raios X e nós sentíamos uma situação de desconforto durante o procedimento. O projeto ISAC Íris possibilita que o paciente com TEA ou outro tipo de neurodivergência foque em pontos de luminosidade, do audiovisual, facilitando a realização do exame. Temos também massinhas e outros objetos lúdicos para que a criança tenha uma vivência diferenciada e consiga realizar o exame sem que o processo seja traumático para ela”, explica.

Presente à inauguração da sala, o superintendente do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), Thiago Sobreira, falou sobre a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital baiana e os planos de expansão do ISAC Íris: “Iniciamos esse projeto em Alagoas, nas nossas UPAs de Alagoas, e depois trouxemos para cá e também para outras unidades espalhadas pelo Brasil. Com essa inauguração, queremos aproveitar esse olhar para avançar nessa construção conjunta”.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: ARRAIÁ DA PREFS 2026,