Entre as medidas preventivas para combater os efeitos das chuvas em Salvador estão a proteção de encostas para evitar deslizamentos de terra em áreas de risco. Um dos locais alvos da estratégia, a Ladeira do Cacau (Rua Engenheiro Austricliano), em São Caetano, será beneficiada, em breve, com uma nova contenção de 552 m². A intervenção está 75% concluída e vai trazer mais tranquilidade e segurança aos moradores da região.
A previsão é que a estrutura seja entregue até maio, segundo a Superintendência de Obras Públicas (Sucop), vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra). Os serviços envolveram desde o grampeamento de solo do talude como também a recuperação de uma escadaria, plantio de grama e caminho para pedestre. O investimento total foi de R$1,6 milhão, com recursos próprios do município.
Um dos moradores da Ladeira do Cacau, o aposentado Augusto Damasceno, 70 anos, conta que a obra trouxe alívio para diversas famílias que vivem, principalmente, na parte superior da encosta. “Sinto-me mais seguro agora. Antes, os dias de chuva eram de terror. Já vi parte da terra deslizar e gente desesperada correndo com medo”.
Ele ainda aproveita para destacar que os cidadãos precisam colaborar para a própria segurança. “É necessário também a compreensão dos moradores para descartar o lixo corretamente, pois, caso contrário, iremos conviver com entupimentos de bocas de lobo e alagamentos”, completa.
Para a autônoma Jessica Assunção, 31 anos, a contenção atendeu à demanda da população do entorno, trazendo melhora significativa no convívio e qualidade de vida. “Hoje consigo dormir com mais tranquilidade, mesmo a obra estando em andamento”, analisa.
Preparação – Antes de iniciar uma obra de contenção de encosta, como a que ocorre na Ladeira do Cacau, o terreno do talude passa por um processo de limpeza, que envolve remoção de lixo e entulhos, além de corte, caso haja necessidade.
Entregas – Desde 2013, a Prefeitura concluiu 129 obras de contenção de encostas em Salvador, totalizando R$141,4 milhões em investimento. “O nosso trabalho é sempre preventivo no sentido de promover a segurança das pessoas que vivem em áreas de risco. Dentro da Operação Chuva, vamos iniciar mais dez obras de contenção em áreas com risco alto de deslizamento em Salvador”, assegura o titular da Seinfra, Júlio Santos.