*Campanha: COMBATE ÀS ARBOVIROSES 2024 – PUP

Salvador ganha novo centro socioassistencial no Jardim das Margaridas




Fotos: Betto Jr./Secom

Atividades educativas, qualificação profissional e acompanhamento social. Esses são alguns dos serviços que serão ofertados pelo novo Centro de Convivência Socioassistencial (CCS) Monte do Senhor, situado na Rua Bromélias, no Jardim das Margaridas. Com capacidade para atender cerca de 200 crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 a 17 anos, a estrutura foi inaugurada nesta quinta-feira (22) pelo prefeito Bruno Reis e pela presidente da Fundação Cidade Mãe (FCM), Isabela Argolo.


Mais de 60 crianças já estão inscritas no local, e o prefeito reforçou a ideia de construir novas unidades ao longo do mandato. "Nossa meta é chegar a dez centros nos próximos anos. Ao todo, essas unidades atenderão a quase três mil crianças, que terão a oportunidade de um futuro muito melhor. Hoje, a rede de proteção da Prefeitura chega a todos os bairros da cidade. Um equipamento como este evita que as crianças estejam nas ruas, acessíveis à criminalidade", avaliou Bruno Reis.


Este é o sétimo CCS inaugurado pela Prefeitura na capital baiana. O grande diferencial da nova unidade, gerida pela FCM, é que ela possui enfoque inclusivo, no qual crianças e adolescentes surdos terão acesso a todas as iniciativas que serão desenvolvidas no local. O investimento para manutenção do espaço é de R$991 mil anual.




A presidente da Fundação Cidade Mãe destacou que, de forma geral, as crianças e adolescentes só precisam de uma oportunidade para expor todo o seu potencial para o mundo. "Unidades como esta são oportunidades de garantir proteção às crianças e adolescentes de nossa cidade. E, dessa forma, ofertando opções para o contraturno escolar, com oficinas de arte e cultura. Isso dá a chance de eles voltarem a sonhar, por pra fora todo o potencial que eles carregam, e assim olhar para o futuro de uma forma diferente", disse Isabela Argolo.



Estrutura – O espaço possui uma sala de jogoterapia com equipe multiprofissional, formada por assistente social, psicopedagogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais, para atendimento ainda mais diferenciado. Todos os educandos recebem lanche e almoço na instituição. O funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 17h.



O centro de convivência contará com oficina de artes, infocentro, música e teatro, além de cursos de qualificação profissional através de parcerias com o Senac e Senai. Além das oficinas de artes, a unidade oferta, que tem parceria com a Igreja Batista Monte do Senhor, reforço de português e matemática, fruto de parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), além de interação com a comunidade surda.


A implantação do CCS Monte do Senhor é fruto da política municipal de fortalecimento à proteção básica do público infantojuvenil. Além desta unidade, a Prefeitura mantém em funcionamento os CCSs Bariri das Artes (Engenho Velho de Brotas), Cristo é Vida (Chapada do Rio Vermelho), AABB Comunidade (Piatã), Jardim Primavera (Lobato), Periperi e Saramandaia. De acordo com a FCM, neste ano, foram inscritos 1.171 crianças e jovens em cursos de qualificação, jovens aprendizes e oficinas oferecidas nesses centros.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: HOSPITAL MUNICIPAL VETERINÁRIO 2024 – PUP