Fotos: Betto Jr./Secom
Atividades educativas, qualificação profissional e acompanhamento social. Esses são alguns dos serviços que serão ofertados pelo novo Centro de Convivência Socioassistencial (CCS) Monte do Senhor, situado na Rua Bromélias, no Jardim das Margaridas. Com capacidade para atender cerca de 200 crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 a 17 anos, a estrutura foi inaugurada nesta quinta-feira (22) pelo prefeito Bruno Reis e pela presidente da Fundação Cidade Mãe (FCM), Isabela Argolo.
A presidente da Fundação Cidade Mãe destacou que, de forma geral, as crianças e adolescentes só precisam de uma oportunidade para expor todo o seu potencial para o mundo. "Unidades como esta são oportunidades de garantir proteção às crianças e adolescentes de nossa cidade. E, dessa forma, ofertando opções para o contraturno escolar, com oficinas de arte e cultura. Isso dá a chance de eles voltarem a sonhar, por pra fora todo o potencial que eles carregam, e assim olhar para o futuro de uma forma diferente", disse Isabela Argolo.
Estrutura – O espaço possui uma sala de jogoterapia com equipe multiprofissional, formada por assistente social, psicopedagogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais, para atendimento ainda mais diferenciado. Todos os educandos recebem lanche e almoço na instituição. O funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 17h.
O centro de convivência contará com oficina de artes, infocentro, música e teatro, além de cursos de qualificação profissional através de parcerias com o Senac e Senai. Além das oficinas de artes, a unidade oferta, que tem parceria com a Igreja Batista Monte do Senhor, reforço de português e matemática, fruto de parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), além de interação com a comunidade surda.
A implantação do CCS Monte do Senhor é fruto da política municipal de fortalecimento à proteção básica do público infantojuvenil. Além desta unidade, a Prefeitura mantém em funcionamento os CCSs Bariri das Artes (Engenho Velho de Brotas), Cristo é Vida (Chapada do Rio Vermelho), AABB Comunidade (Piatã), Jardim Primavera (Lobato), Periperi e Saramandaia. De acordo com a FCM, neste ano, foram inscritos 1.171 crianças e jovens em cursos de qualificação, jovens aprendizes e oficinas oferecidas nesses centros.