O Dia de Santa Luzia é comemorado anualmente em 13 de dezembro.
Esta data é uma celebração religiosa do catolicismo em homenagem a “protetora dos olhos e da visão”, para os católicos.
Santa Luzia (Santa Lúcia ou Santa Luzia de Siracusa) também é considerada padroeira dos oftalmologistas. Aliás, seu nome, em latim, significa literalmente “santa portadora da Luz” ou “aquela que leva a luz”.
História de Santa Luzia
Segundo a história passada por gerações, a jovem, nascida em Siracusa na Itália, teria abdicado de toda a sua riqueza para ofertar aos pobres e sofreu perseguições por ser cristã e por seu voto de virgindade perpétua, negando-se a casar e enfurecendo o pretendente arranjado por sua mãe.
De acordo com a tradição oral que se espalhou, os olhos de Santa Luzia teriam sido arrancados antes de ser decapitada no ano 303 por não abrir mão de suas convicções.
Origem do Dia de Santa Luzia
Não se sabe ao certo porque o Dia de Santa Luzia (ou Santa Lúcia e mesmo Santa Luz) é celebrado atualmente no dia 13 de dezembro.
No entanto, sabe-se que antes da reformulação do Calendário Gregoriano, a data era comemorada próximo do SolstÃcio de Inverno (22 de Dezembro, no Hemisfério Norte).
As festividades são de origem popular e tradicional, principalmente na Escandinávia. No Brasil e em Portugal, o culto a Santa Luzia também é bastante forte entre a comunidade católica.
Os católicos acreditam que o Dia de Santa Luzia é celebrado doze dias antes do Natal como um sinal, para indicar a necessidade da preparação espiritual (iluminação espiritual) e purificação para o nascimento de Jesus Cristo.