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Usuários aprovam atendimento do Balcão Virtual da Sefaz-BA



Com mais de 74,2 mil atendimentos realizados desde que foi lançado em outubro de 2021, o Balcão Virtual da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA) tem conquistado a aprovação dos usuários de seus serviços. A ferramenta de atendimento ao público da Fazenda Estadual vem recebendo elogios e notas de reconhecimento ao final das chamadas, que acontecem, independente de agendamento prévio, por meio da interação virtual via videoconferência.

Os elogios chegam inclusive de outros países e de outros estados brasileiros. “Estou morando em Hekinan, no Japão e consegui resolver minhas pendências graças ao Balcão Virtual e, claro, às atendentes da Sefaz que me atenderam super bem. Está de parabéns a Sefaz-Ba”, registrou um usuário assim que conseguiu emitir seus documentos de arrecadação de IPVA. Os nomes dos usuários não são divulgados por conta da confidencialidade.

”Estou em São Paulo e consegui resolver rapidamente meu problema. Incrível esse meio de comunicação, esclareci minhas dúvidas e fui muito bem atendida pela atendente Manoela. Espero que outros estados passem a ter esse serviço”, escreveu outra usuária. Outro contribuinte, ao considerar contemplada sua demanda por esclarecimento de dúvidas sobre legislação tributária, disse que as demais secretarias de Fazenda “deviam ter o mesmo tipo de processo que vocês têm para com o contribuinte. Parabéns pelo excelente trabalho”.

Uma usuária fez questão de enviar um vídeo com seu elogio. “Agora, com o Balcão Virtual, a gente não precisa sair de casa para resolver nossos problemas com a Sefaz, a gente fica cara a cara com o funcionário público. Todos que me atenderam foram muito humanos e competentes. Meu problema foi resolvido em virtude deste Balcão. Que continuem a atender à população baiana desta forma”, declarou.

Ampliação do rol de serviços

Atualmente, são cerca de quatro mil atendimentos realizados a cada mês por meio do Balcão Virtual, que vem aumentando o rol de serviços ofertados, de forma a permitir ao usuário resolver on-line as principais demandas por serviços prestados pelas áreas técnicas da Secretaria da Fazenda.

A plataforma reúne atualmente nove serviços: emissão e retificação do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) para pagamento de IPVA, ICMS, ITD e Feaspol, orientações para emitir a Nota Fiscal Avulsa para pessoa física, produtor rural, MEI e não contribuintes de ICMS, cadastramento de destinatários ou transportadores no banco de dados da Sefaz, informações relativas a débitos de IPVA, parcelamento de tributos, cadastro de contribuintes, acompanhamento de processos de ITD, demandas dos serviços do Plantão Fiscal, que tira dúvidas sobre legislação tributária, e orientações sobre outros serviços da Sefaz-Ba.

Do total de atendimentos prestados até o momento, 31% ficam por conta das emissões de DAE, 16% consistem em atendimento a demandas relativas a consultoria tributária, e 13% a orientações para emissão de nota fiscal avulsa. Os 40% restantes referem-se às demandas para serviços diversos, como andamento de processos, parcelamentos de débitos tributários, cadastramento de destinatário/Transportador, assuntos relativos a IPVA, ITD, malha fiscal, cadastro de contribuintes, acesso externo ao SEI, dentre outros.

Como acessar

Para ser atendido, o contribuinte precisa acessar a plataforma de atendimento por meio de canal on-line disponibilizado no site da Sefaz-Ba, no endereço eletrônico www.sefaz.ba.gov.br. Se o acesso for via celular ou tablet, é necessário, antes de entrar na sala, baixar gratuitamente o aplicativo Microsoft Teams.

Para isso, basta acessar uma das lojas virtuais – App Store ou Google Play – no smartphone. O acesso à plataforma do Balcão virtual ocorre a partir das 8 horas, quando começa o ordenamento da fila virtual. A ferramenta está disponível de segunda a sexta-feira das 8h às 17h30, exceto nos feriados.

A plataforma virtual criou uma dinâmica de atendimento que respeita a ordem de acesso às vagas existentes, cabendo ao contribuinte aguardar o chamado por meio de um aviso sonoro direto na sua plataforma, no celular ou no computador. O tempo médio para resolver as questões trazidas por meio do Balcão Virtual é de quatro minutos e meio. Já o tempo médio de espera na fila virtual é de seis minutos.

Personalizado

O Balcão Virtual da Sefaz-Ba é um serviço personalizado, que conta com salas de atendimento individuais, para manter o sigilo dos procedimentos. O contribuinte tem 90 segundos para acessar a sala virtual de conferência após a convocação sonora e iniciar seu atendimento, caso contrário deverá entrar novamente na plataforma, ocupando o final da fila virtual.

Aberta a tela de reunião virtual, o contribuinte deve identificar-se com seu nome, selecionar as opções de câmera e microfone e clicar em “Ingressar Agora” para dar início ao atendimento. Os diálogos poderão ser gravados, caso o atendente considere necessário. Ao final do atendimento, será possível avaliar os serviços e, opcionalmente, deixar um comentário. Qualquer cidadão, contribuinte ou não do estado da Bahia, pode acessar o serviço, independentemente de sua localização.

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