Denunciante nĂŁo precisa se identificar
O serviço Disque 100 passarĂĄ a receber denĂșncias de ameaças de ataques a escolas. As denĂșncias podem ser feitas por WhatsApp, pelo nĂșmero (61) 99611-0100.
De acordo com o MinistĂ©rio dos Direitos Humanos e Cidadania, podem ser enviadas mensagens de texto, ĂĄudios, fotos, arquivos multimĂdia, links ou URLs. O denunciante nĂŁo precisa se identificar, fica sob anonimato.
Ă importante que o denunciante informe o local alvo da ameaça (escola, creche, universidade) e os dados de suspeitos, se possĂvel. Se a ameaça Ă© feita em ambiente virtual, Ă© recomendado informar rede social, site, endereço eletrĂŽnico, nome do usuĂĄrio, URL do perfil em caso do Twitter, Instagram, Facebook e demais redes.
As informaçÔes, conforme o ministĂ©rio, serĂŁo encaminhadas para a polĂcia, Conselho Tutelar ou PolĂcia Federal.
O Disque 100 recebe e encaminha denĂșncias de possĂveis ataques a creches, escolas e demais instituiçÔes de ensino e faz o encaminhamento em carĂĄter de urgĂȘncia Ă s forças de segurança. A central estĂĄ preparada para receber a denĂșncia em formulĂĄrio prĂłprio e encaminhĂĄ-la Ă s autoridades policiais e ao Conselho Tutelar da regiĂŁo, bem como, nos casos em que sejam fornecidos dados de crimes cibernĂ©ticos, encaminhĂĄ-los Ă PolĂcia Federal. A pessoa denunciante nĂŁo precisa se identificar, a denĂșncia Ă© anĂŽnima.
Ă importante que o denunciante informe dados como o local da ameaça e os dados do suspeito, se possĂvel. Em caso de ambientes virtuais, informar os meios utilizados para a ameaça nas redes sociais, como site, rede social, endereço eletrĂŽnico; e o nome do usuĂĄrio e URL do perfil em caso do Twitter, Instagram, Facebook, redes sociais em geral.
O MinistĂ©rio da Justiça e Segurança PĂșblica tambĂ©m dispĂ”e de um canal para receber denĂșncias de violĂȘncia escolar. DenĂșncias sobre ameaças de ataques podem ser feitas ao canal Escola Segura. As informaçÔes enviadas ao canal serĂŁo mantidas sob sigilo e nĂŁo hĂĄ identificação do denunciante.
>> Acesse o site para fazer uma denĂșncia.
Em caso de emergĂȘncia, a orientação Ă© ligar para o 190 ou para a delegacia de polĂcia mais prĂłxima.