*Campanha: COMBATE ÀS ARBOVIROSES 2024 – PUP

Prefeitura realiza vistoria em canal que será revitalizado em Daniel Lisboa


O prefeito Bruno Reis visitou, nesta sexta-feira (28), mais um equipamento que será revitalizado pelo Programa de Recuperação de Canais da Prefeitura. O canal da Baixa da Torre, no bairro de Daniel Lisboa, fica localizado na Rua Rio Branco e possui 750 metros de extensão. Além de sinalizar para a população que a gestão municipal está atenta às necessidades básicas dos soteropolitanos, a visita é uma forma de ouvir as principais demandas dos moradores e discutir as intervenções periféricas que serão executadas na localidade, a exemplo de construção de praças, implantação de mobiliário, paisagismo, equipamentos esportivos e de ginástica, áreas de contemplação, etc.


Além de Bruno Reis, a visita contou com a presença do secretário de Infraestrutura, Luiz Carlos Souza, gestores municipais e lideranças da comunidade. Durante a visita, o prefeito ressaltou a importância da obra para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, a partir da transformação das comunidades.

"Este é mais um canal que provoca sofrimento aos moradores de nossa cidade, portanto será mais um a integrar nosso programa de recuperação de canais, como parte desse conjunto de ações que faremos com a cobertura e urbanização desses equipamentos públicos. Serão, ao todo, 24 unidades, que vão melhorar consideravelmente a vida dessas pessoas, trazendo mais tranquilidade e qualidade de vida para todos, que vão poder morar com toda dignidade".  

O titular da Seinfra informou que o programa é um marco na infraestrutura da cidade, pois impactará diretamente na melhoria das necessidades básicas do cidadão. "Este é um programa inovador que será de grande importância na recuperação dessas áreas degradadas da capital baiana. É algo que mexe diretamente com o sonho das pessoas de ter e reformar suas casas, mas que é confrontado diretamente com o fato de construir em cima de algum córrego, sem espaço e nas beiras dos canais. Dessa forma, são surpreendidos pela chuva e outros graves problemas. É um programa que vai atuar diretamente em 24 canais em toda cidade, com um grande investimento e que impacta diretamente na vida das pessoas, pois é um serviço que garante tranquilidade e qualidade de vida", disse.

Moradora da comunidade há mais de quatro décadas, a aposentada Marinalva Lima, de 63 anos, lembra a situação da comunidade em tempos de chuva. "Quando o canal alaga nos impede de sair, além do mau cheiro e do aspecto ruim que fica", contou.

O programa iniciativa prevê investimento de R$ 60 milhões para recuperação de 24 canais, a partir da realização de serviços de macrodrenagem, urbanização do entorno e cobertura, caso necessário. Em março, o prefeito já havia autorizado o início das obras no canal localizado na Baixa da Paracaína, em Pau da Lima, que custará R$ 5,1 milhões.

Além do Canal da Fronteira, localizado na Rua José Bonifácio, em Sete de Abril, cuja obra foi autorizada recentemente, as próximas obras que serão autorizadas serão os canais das ruas Teodoro Sampaio, no Vale das Pedrinhas, e Padre José, na Santa Cruz.  
 
Reportagem: Joice Pinho e Eduardo Santos

 

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: HOSPITAL MUNICIPAL VETERINÁRIO 2024 – PUP