Foto: Willyam Novaes @novaeswillyam/ Divulgação FBDA
A Bahia recebeu no último fim de semana dois eventos importantes para a natação do estado. Realizados pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) em parceria com a Superintendência dos Desportos Aquáticos da Bahia (Sudesb), os campeonatos Nordestinho de Natação e 3° Concurso Infantil a Sênior contaram com homenagens a atletas e recordes quebrados.
Na sexta (28) e sábado (29), a Piscina Olímpica da Bahia recepcionou 15 clubes de sete estados da região Nordeste do país para competir pelo Troféu Alexandre Pussieldi, no Campeonato Nordestinho de Natação.
No primeiro dia, os atletas das categorias mirim e petiz (de 7 até 13 anos) participaram da cerimônia de abertura, com o desfile de clubes e entrega do troféu para melhor desfile. A AABB/Recife levou o prêmio.
Já no segundo dia do evento, a FBDA preparou uma homenagem especial para os treinadores que fizeram parte do festival, entregando-os medalhas de participação. A homenagem contou também com um discurso do presidente da Federação, Diego Albuquerque.
Um total de quatro recordes foram quebrados no evento. Metade deles do atleta destaque Pedro Ramalho, baiano que nada no clube CEPE da Bahia. Já o pódio de clubes geral da competição ficou para: AABB/Recife, em primeiro lugar, CEPE da Bahia, em segundo, e Vila Olímpica Parahyba, em terceiro lugar.
Domingo com mais recorde
No domingo (30), a FBDA finalizou as competições do mês de abril com o 3° Concurso Infantil à Sênior, também na Piscina Olímpica da Bahia, localizada na Avenida Bonocô.
O destaque do dia ficou para a quebra do recorde mais antigo da natação baiana pela atleta Celine Bispo. A desportista superou a marca de tempo de 02:25:31 da atleta master Patrícia Queiroz Brito, estabelecido 1986, há 37 anos. Celine quebrou o recorde dos 200 metros (borboleta), com o tempo de 2:24:53.
Além do recorde dos 200m (borboleta), Celine também quebrou, no mesmo fim de semana, os recordes estaduais dos 50m e 100m do mesmo estilo.
A competição contou também com uma prova inovadora de revezamento mix de clubes, ao final do evento. A modalidade, idealizada pela FBDA, uniu atletas de clubes diferentes pela primeira vez em um revezamento 4x50m livre. A vencedora do dia foi a equipe Robalo, composta por atletas do Yacht Clube da Bahia (YCB), CEPE da Bahia, e Acqua Center.