NOVEMBRO SALVADOR CAPITAL AFRO 2024

Novos agentes da GCM Salvador passam por curso de formação profissional


A Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM) iniciou, na última segunda-feira (17), o Curso de Formação para 70 novos agentes que irão integrar a corporação. Os alunos em formação estão participando de aulas práticas e teóricas, incluindo um estágio supervisionado, no período de quatro meses.

Além das matérias regulares, como Direitos Humanos e Primeiros Socorros, quatro novas matérias foram inseridas na grade curricular. São elas o Patrulhamento Escolar, Retenção de Arma Curta Ostensiva (RACO), Segurança Orgânica e Relações Públicas, divididas em sete módulos.

O guarda em formação Anderson Santos fala sobre as expectativas no exercício da nova função. “É a melhor possível. Eu acompanho o serviço que a guarda presta à população da nossa cidade e vejo aqui um curso de formação altamente eficaz e humanizado que de fato irá nos moldar para exercer essa função tão importante”, conta.

De acordo com o inspetor geral da GCM, Marcelo Silva, o curso atende às exigências da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senap). “Aqui formaremos agentes garantidores de direitos. A ideia é essa, que tenhamos guardas municipais formados nesse universo amplo de conteúdo com um grau de excelência elevado e uma prestação de serviço público exemplar”, ressalta o gestor.

A expectativa é que após o prazo de cerca de 120 dias, os novos agentes estejam aptos para compor o efetivo e cumprir a missão de garantir a proteção dos bens, serviços e instalações da administração municipal, além de prevenir a violência ao cidadão.

Dinâmica – O curso é coordenado pela Gerência de Desenvolvimento Humano (Gedhu), por meio do Centro de Formação, e é direcionado ao agente, para atuação como garantidor de direitos. A capacitação tem carga horária de 640 horas, sendo composta por atividades teóricas e práticas.

A parte teórica é formada por 36 disciplinas, abrangendo legislação do GCM, direitos humanos, racismo institucional, entre outras temáticas referentes a movimentos sociais. Durante o curso, os novos agentes também aprendem sobre o atendimento e atividades desenvolvidas pela instituição.

Já as disciplinas práticas envolvem defesa pessoal, abordagem, procedimentos de viatura, imobilização policial, armamento e tiro, dentre outras matérias inerentes às atividades de segurança.

Reportagem: Letícia Silva/Secom

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

NOVEMBRO SALVADOR CAPITAL AFRO 2024