Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Roda de samba, exposições em centros culturais e um espetáculo encenado pelo Bando de Teatro Olodum são algumas das opções de lazer para baianos e turistas neste fim de semana. As atividades integram a programação da 9ª edição do Festival da Primavera, evento realizado pela Prefeitura de Salvador por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).
Resistência Cabocla – No Espaço Cultural da Barroquinha, localizado na Rua do Couro, haverá a apresentação do espetáculo “Resistência Cabloca” neste sábado (23), com sessões às 17h e às 19h. Encenada pelo Bando de Teatro Olodum, a peça conta a história de dois jovens negros, Luque e Mirna, que vão desfilar no 2 de julho.
“O nosso espetáculo destaca o protagonismo das mulheres, homens negros e indígenas nas lutas pela nossa independência. É muito impactante que possamos contar essas histórias em um espaço cheio de significados, de memórias, e a importância da história do povo negro”, ressalta a atriz e diretora da peça, Cássia Valle.
Samba – Também no Espaço Cultural da Barroquinha, acontece o Samba Síbí Dúdú no domingo (24), às 16h. Será uma apresentação do samba soteropolitano, com os convidados Mãos no Couro, Gira D´Elas e Geo da Viola. Além do show, ocorrerá um evento de culinária ancestral e uma feira de afro-empreendedoras, com exposição de artesanato, moda afro e produtos naturais.
O produtor Alisson Lima convida o público para receber a primavera celebrando a cultura de matriz africana. “Vamos apresentar o samba com uma energia muito positiva. Será uma experiência única em Salvador, com a mistura de samba, culinária ancestral e feira de economia criativa. O público não pode perder este evento”, afirma.
Equipamentos culturais – Espaço situado na Praça Cayru, no Comércio, a Cidade da Música recebe neste sábado, a partir das 14h, uma Batalha de Rap/Trap chamada “Memórias de democracia” e uma batalha de dublagem com temática LGBT. No domingo, às 16h, ocorre uma apresentação musical com o tema “Música Ancestral da Bahia”.
Localizada na Praça Ramos de Queiroz, Pelourinho, a Casa do Carnaval será palco de um “Bailinho da Primavera” neste sábado, a partir das 16h. No domingo, às 15h, haverá uma oficina de pintura corporal.
Já na Casa do Rio Vermelho, na Rua Alagoinhas, entre as 10h30 e 15h do sábado acontece um passeio no jardim dos orixás e também um evento sobre a obra literária de Jorge Amado – “Diálogos Amadianos Identidade e Resistência Afro-brasileirana”. Já no domingo (24), das 10h às 18h, ocorrerá uma exposição com o tema “Arte que veio de África”.
No Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana, será exibido no sábado, a partir das 15h, o filme “Quilombos da Bahia”. Já no domingo, das 14h às 16h, ocorrerá uma oficina de confecção de adereços indígenas.