Um novo monumento em homenagem a Santa Dulce dos Pobres, a primeira santa nascida no Brasil, foi inaugurado nesta sexta-feira (13), no Santuário Santa Dulce dos Pobres, no Largo de Roma, em Salvador. A cerimônia contou com a presença do vice-governador Geraldo Junior (MDB) e foi promovida pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) como tributo à religiosa e filantropa.
A obra, representa Santa Dulce em um gesto de acolhimento. O monumento fica localizado na entrada do Santuário. A inauguração do monumento faz parte da programação de comemoração a canonização de Santa Dulce.
Processo de canonização
O processo de canonização de Santa Dulce começou em 2000, com a transferência de seus restos mortais para a sede das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), em Salvador. Em 2003, a Santa Sé validou juridicamente um suposto milagre associado a ela e, em 2009, o Papa Bento XVI reconheceu suas virtudes heróicas, concedendo-lhe o título de Venerável. A beatificação ocorreu em 2011 e, em 2019, o Papa Francisco a proclamou santa da Igreja Católica.
A importância de Santa Dulce
Santa Dulce dos Pobres é uma das religiosas mais importantes do Brasil. Ela dedicou sua vida ao cuidado dos pobres e necessitados fundando as Obras Sociais que hoje atendem a mais de 3 milhões de pessoas por ano.
O monumento inaugurado nesta sexta-feira é uma homenagem à memória e ao legado de Santa Dulce, que continua a inspirar pessoas de todo o mundo.
