TV LIBERDADE

Campeonato de futevôlei movimenta alunos de projeto da Guarda Municipal

Foto: Otávio Santos/Secom PMS 
Os alunos das aulas de futevôlei, promovidas pela Guarda Civil Municipal (GCM), participaram de um campeonato na sede da instituição, na Avenida San Martin, na última sexta-feira (15). A competição marcou o encerramento da programação de 2023 do projeto Geração de Ouro, que envolve moradores das comunidades próximas à GCM e alunos da rede municipal de ensino.

Estiveram presentes 32 alunos entre 10 e 17 anos, que foram divididos em 16 duplas. As três melhores colocadas foram premiadas com uma peça decorativa contendo a foto de toda a equipe.

“Esse campeonato simboliza o encerramento das atividades e é também um incentivo para que eles tenham cada vez mais interesse em participar. No próximo ano já pretendemos criar um campeonato com time. Queremos incentivar para que mais crianças e adolescentes possam participar dentro da comunidade”, informou o coordenador de Ações e Prevenção à Violência da GCM, James Azevedo.

Ele lembrou que, por meio do esporte, trabalha também a disciplina nos alunos. “Nós também desenvolvemos palestras, passamos orientações, por meio dos instrutores, relacionadas à cidadania, ao respeito, à observação das leis e à integração com a Guarda Municipal. Tudo isso para promover a construção da cidadania de uma forma mais completa. Percebemos algumas mudanças após a prática esportiva, principalmente em relação à disciplina, que melhora muito. E esse é um trabalho que insere crianças e adolescentes na prática esportiva, evitando, muitas vezes, que sejam cooptados para o mundo do crime”, acrescentou.

Conquista – Vencedor do segundo lugar, John Kelvin Cerqueira, de 14 anos, que estuda na Escola Municipal 15 de Outubro, na Fazenda Grande do Retiro, ficou muito feliz com o resultado. “Eu gosto bastante do futevôlei. Eu já assistia a algumas partidas e quando houve uma oportunidade, eu quis participar. Desde que eu comecei me sinto mais disposto e com mais energia. Também sinto que o meu desempenho no esporte tem melhorado muito”, disse.

Pai de Pedro Henrique Santana, de 13 anos, que conquistou o terceiro lugar, o guarda municipal José Carlos Santana, 52 anos, elogiou a iniciativa. “É muito gratificante. Ele tem gostado muito. Quando fala em futevôlei, ele fica logo contente. Além disso, o esporte tem contribuído bastante com os estudos dele. Ele se preocupa mais em fazer as tarefas da escola para depois participar do futevôlei e só tem tirado notas altas. Como eu trabalho aqui fica mais fácil para mim e para ele. É um projeto interessante, pois atende tanto filhos de agentes como a comunidade do entorno, tirando os meninos da rua”, opinou.

Treinamento – O treino do futevôlei ocorre às quartas e sextas, das 14h às 15h e das 15h às 16h, em uma quadra de areia situada na sede da GCM, na Avenida General San Martin, no Bairro da Fazenda Grande do Retiro. Interessados em se matricular devem ir ao local para preencher a ficha de inscrição e obter mais informações sobre a documentação que deverá levar em seguida.

O projeto da Coordenadoria de Ações e Prevenção à Violência da Guarda Civil Municipal abrange também os filhos de agentes da corporação, mas atende principalmente moradores das comunidades do entorno e alunos de escolas municipais, em especial da Municipal 15 de Outubro, que fica bem ao lado da sede da corporação. No local, também são disponibilizadas aulas de capoeira para a comunidade.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

TV LIBERDADE