A Fundação Cidade Mãe (FCM) organizou, na tarde da quinta-feira (30), um encontro na sede do órgão, no Engenho Velho de Brotas, com famílias participantes do programa Família Acolhedora. O objetivo foi discutir cuidados essenciais na primeira infância, abordando temas como higiene e saúde mental.
Durante o evento, crianças e pais acolhedores participaram de palestras, receberam kits de higiene para os pequenos e se envolveram em atividades lúdicas. A iniciativa faz parte de uma série de encontros mensais promovidos pela FCM, cada um com um tema específico.
A coordenadora do Serviço Família Acolhedora, Leide Antonina, destacou a importância desses encontros mensais. "Aqui foi realizado um encontro de famílias acolhedoras, um momento necessário para elas. O tema deste encontro é Saúde e Higiene, e a proposta é não apenas debater, mas também aproximar essas famílias, para que elas possam se encontrar, trocar ideias e experiências”, declarou.
Leide completou ainda que os temas dos encontros abordam a ludicidade, o brincar na primeira infância, os afetos, as chegadas e partidas, dentre outros. “São temas bem relevantes, porque as famílias precisam estar o tempo inteiro preparadas para a chegada, acolhimento e partida das crianças”, acrescentou a coordenadora.
Duas mães acolhedoras estiveram presentes no evento, Katia Celene Porto Domingues, pescadora de 55 anos, e Lucicleide Cerqueira dos Santos, doméstica, com 40. Ambas expressaram o apreço pelo serviço da FCM.
“Eu sou uma das primeiras famílias acolhedoras. A ação realizada pela Fundação Cidade Mãe é ótima, amei o projeto. Ele faz parte da minha vida e eu faço um pouquinho parte da vida deles”, disse Kátia.
"Eu conheci a Família Acolhedora através da minha prima. As funcionárias são ótimas. Já é a segunda criança que acolho, a primeira tinha nove meses, e estou no segundo, que tem quatro meses”, contou Lucicleide.