*Campanha: COMBATE ÀS ARBOVIROSES 2024 – PUP

Salvador 475 anos: Prefeitura entrega 40º campo com gramado sintético em Tancredo Neves


Igor Santos: Secom/PMS

Um dia após completar 475 anos de fundação, Salvador segue celebrando o aniversário com mais uma obra entregue pela Prefeitura. Desta vez, foram os moradores de Tancredo Neves e adjacências os novos beneficiados com a Arena Gbeiru, o 40º campo com grama sintética existente na cidade. A cerimônia simbólica de inauguração ocorreu na manhã deste sábado de Aleluia (30), com as presenças do prefeito Bruno Reis, demais gestores municipais e populares.

O novo equipamento esportivo foi implantado sob a coordenação da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), com investimento de quase R$900 mil. As intervenções envolveram ainda a construção de mureta e vestiário, reforma da arquibancada, instalação de novos alambrados, traves, rede e cobertura, além da preparação da base para receber a grama sintética, promovida pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop), vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra).

A Arena Gbeiru também ganhou novo sistema de iluminação, mais moderno e eficiente, com 24 projetores em LED. A ação foi realizada por meio da Diretoria de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Dsip/Semop).

De acordo com o prefeito Bruno Reis, a intenção da administração municipal é, até o fim deste ano, entregar 100 campos com grama sintética no local. “Esta é a fotografia da realidade de Salvador. Quando a gente podia imaginar isso? Nenhuma cidade do país tem essa quantidade de campos desse tipo, oferecidos de forma gratuita para a comunidade”, destacou.

O chefe do Executivo municipal ainda relembrou a importância do esporte para a transformação de vidas, principalmente das crianças e adolescentes. “O esporte é saúde, disciplina, foco, respeito às regras e à hierarquia, além de profissão e inclusão. Quando um jovem de comunidade se destaca no esporte, ele se torna exemplo para outros no bairro. Além disso, contribui para a diminuição da violência, ajudando a afastar as crianças e jovens da criminalidade. É com essa visão que a gente investe nessa área”, completou.

“Na semana do aniversário da cidade, está sendo entregue esse equipamento esportivo totalmente requalificado para a polução dessa região, que irá funcionar não só para o lazer e incentivar a prática de esportes, como também cumprirá o papel social de integrar a comunidade que dela fizer uso”, afirmou o titular da Sempre, Júnior Magalhães.

Transformação – Morador do Conjunto Arvoredo há 37 anos, o aposentado Cecílio Santos, de 73 anos, era só satisfação com o novo equipamento esportivo. Ele contou que, antes, o campo era de barro e as intervenções até então existentes tinham sido feitas pelos próprios moradores. “Tá de boa, tranquilo, dá até vontade de jogar, mas meus joelhos estão estragados por causa de bola”, riu.

Professor da escolinha de futebol Renascer, que atende a 200 crianças, Ivo Sousa, 45 anos, avaliou que o Arena Gbeiru veio para ajudar a comunidade – agora, os alunos não precisam mais sair para outros lugares, como o Barradão e o Fazendão, para jogar e se aperfeiçoar no esporte. “Graças a Deus, a Prefeitura realizou essa ação, que beneficia a comunidade mais carente e dá qualidade aos treinamentos”, avaliou.

Homenagem – A Arena Gbeiru homenageia um personagem pertencente à tradição oral do bairro, construída e preservada pelos terreiros de candomblé. Gbeiru veio escravizado da Nigéria à Salvador, nos idos de 1820, e se tornou cativo dos Silva Garcia, braço da família Garcia D’Ávila e donos da Fazenda Campo Seco, onde hoje está localizado o bairro Beiru/Tancredo Neves. Com o tempo e muito trabalho, conquistou a confiança dos proprietários e ganhou até mesmo um terreno, onde construiu um quilombo. Sendo assim, deu origem ao primeiro nome da localidade e que permanece até hoje.

Próximas entregas – Ainda dentro da programação pelo aniversário de Salvador, o prefeito Bruno Reis anunciou que, na próxima semana, estão previstas mais ações a serem realizadas na cidade. Dentre elas está a assinatura da ordem de serviço para a construção da Arena Multiuso, na Boca do Rio; a inauguração da Escola Municipal Clériston Andrade, em São Marcos, a maior já construída pela Prefeitura até o momento; a inauguração da Unidade de Saúde da Família da Polêmica; e a entrega de nova etapa do programa Mané Dendê, no Subúrbio.

Priscila Machado/Secom PMS

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: HOSPITAL MUNICIPAL VETERINÁRIO 2024 – PUP