NOVEMBRO SALVADOR CAPITAL AFRO 2024

A Prefeitura de Salvador deixou de ser desacreditada para se tornar referĂȘncia para outras cidades, afirma Bruno Reis

Foto: Valter Pontes / Secom PMS
O prefeito Bruno Reis afirmou nesta segunda-feira (6), durante abertura do FĂłrum Soteropolitano de Contratação e GestĂŁo pĂșblica, que a Prefeitura de Salvador adota as melhores prĂĄticas de eficiĂȘncia para gerir melhor os recursos pĂșblicos e atender Ă  população com serviços na ponta, chegando efetivamente Ă s pessoas. O evento, realizado no Wish Hotel da Bahia, conta com a participação do ministro Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da UniĂŁo (TCU).

Ao realizar a abertura do fĂłrum, que reĂșne secretĂĄrios, dirigentes e servidores municipais, o prefeito lembrou que, no passado, a Prefeitura era desacreditada e mal conseguia honrar seus compromissos. “LĂĄ atrĂĄs, demos um choque de gestĂŁo, enxugamos a mĂĄquina pĂșblica e passamos a fazer contrataçÔes mais eficientes. Hoje, Ă© uma briga no mercado para trabalhar para a Prefeitura de Salvador em todas as ĂĄreas”, afirmou.

O fĂłrum tem o objetivo de capacitar os participantes a compreenderem os princĂ­pios, processos e regulamentos envolvidos nas licitaçÔes pĂșblicas. O secretĂĄrio municipal de GestĂŁo, Rodrigo Alves, explica que a antiga Lei 8.666/1993 foi substituĂ­da pela Nova Lei de LicitaçÔes (14.133/ 2021), que passa a valer a partir de 2024. “EntĂŁo, o evento acontece neste momento de transição, em que as primeiras licitaçÔes sequer chegaram ainda a ser julgadas pelos tribunais de contas, pelos ĂłrgĂŁos de controle externo”, afirmou.

AlĂ©m de Bruno Dantas, tambĂ©m participa do fĂłrum o ministro do TCU Benjamin Zymler. “É um momento Ășnico em que a gestĂŁo vai poder aprender e usufruir desse conhecimento com as pessoas que estĂŁo construindo a interpretação dessa norma, que passa a vigorar isoladamente a partir desse ano 2024”, ressaltou.

Rodrigo Alves ressaltou que Salvador foi uma das primeiras cidades a se preparar para este momento de transição entre a antiga e a nova Lei das LicitaçÔes. “Aqui foi constituĂ­do um grupo de trabalho intersetorial. EntĂŁo, ao longo do ano passado, nĂłs promovemos muitos cursos lĂĄ pela Semge para a qualificação dessas pessoas, para que esses profissionais e servidores pĂșblicos do municĂ­pio de Salvador estivessem preparados para esse momento”, frisou.

O prefeito disse que Salvador jĂĄ se adequou Ă s mudanças na legislação. Ele salientou que hoje Salvador tem mais de R$3 bilhĂ”es em obras na cidade e que este volume de recursos investido na cidade sĂł foi possĂ­vel graças ao trabalho de gestĂŁo feito pelo MunicĂ­pio. “NĂłs temos uma gestĂŁo eficiente, uma gestĂŁo que consegue gerir melhor os recursos pĂșblicos, que consegue atender lĂĄ na ponta com os serviços, chegando efetivamente Ă s pessoas”, disse.

Reportagem: Vitor Villar / Secom PMS

Postar um comentĂĄrio

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior PrĂłxima Postagem

NOVEMBRO SALVADOR CAPITAL AFRO 2024