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Prefeitura premia estudantes da rede municipal vencedores de concurso voltado para transparĂȘncia e cidadania


Foto: Valter Pontes/ Secom

A Prefeitura de Salvador entregou nesta segunda-feira (20) o prĂȘmio do programa ‘A Cidade Somos NĂłs’ para trĂȘs estudantes da rede municipal que venceram um concurso de tirinhas sobre transparĂȘncia e cidadania. No total, participaram da iniciativa mais de 2,4 mil alunos de 29 escolas municipais. Desses, 389 se inscreveram no concurso, cujo tema foi ‘Salvador Transparente, A Cidade da Gente’ com produçÔes no gĂȘnero textual das tirinhas.

A premiação se refere às açÔes do programa no ano passado. O primeiro colocado foi Ivan Victor Souza Ferreira, de 15 anos, que no ano passado estudava na Escola Municipal Joir Brasileiro, em Brotas. Ele ganhou um Chromebook por ter conquistado a primeira colocação. Em segundo lugar ficou Ana Laura da Silva Bomfim, da Escola Municipal Eufrosina Miranda, no Lobato; e no terceiro ficou Charles Almeida de Castro Reis, da Escola Municipal Maria Dolores, em Tancredo Neves. Eles ganharam um tablet cada.

Os prĂȘmios e trofĂ©us foram entregues pelo prefeito Bruno Reis, com a presença do secretĂĄrio municipal da Educação, Thiago Dantas, e da controladora Geral do MunicĂ­pio (CGM), Maria Rita Garrido. O programa ‘A Cidade Somos NĂłs’ foi concebido pela CGM em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed). Lançada em 2016, a ação jĂĄ beneficiou quase 14 mil estudantes das sĂ©ries finais do ensino fundamental da capital baiana.

O prefeito Bruno Reis disse que o programa estimula o exercĂ­cio da cidadania. Ele ressaltou que ouvir as pessoas Ă© justamente uma prioridade da gestĂŁo municipal. “NinguĂ©m melhor do que as pessoas para falar dos seus problemas, das suas reais necessidades, e nĂŁo hĂĄ como fazer polĂ­ticas pĂșblicas eficientes sem ouvi-las. EntĂŁo, transparĂȘncia Ă© uma obrigação nossa. Isso nĂŁo Ă© um favor, nĂŁo Ă© um benefĂ­cio a mais, Ă© obrigação”, salientou.

Antes de entregar a premiação, Bruno Reis conferiu as tirinhas feitas pelos alunos vencedores. Ivan Victor falou sobre zeladoria da cidade, Ana Laura fez uma tirinha para estimular o uso do 156 e Charles fez uma produção sobre uso da tecnologia. “EntĂŁo nĂłs temos cada vez mais formar cidadĂŁos com essa consciĂȘncia da importĂąncia de saber qual o papel do poder pĂșblico e cobrar as suas responsabilidades e atribuiçÔes. A gente estĂĄ indo na prĂĄtica alĂ©m do conteĂșdo bĂĄsico e obrigatĂłrio, queremos efetivamente desenvolver o senso crĂ­tico, a capacidade de participação”, destacou.

Ivan Victor disse que o processo de produção da tirinha foi bastante divertido. “A parte mais divertida foi desenhar. O resto, que era o roteiro para a tirinha, foi bem natural. Na semana passada recebi uma ligação sobre o concurso dizendo que ganhei o primeiro lugar. Foi uma surpresa na hora e uma felicidade para contar para minha mĂŁe”, afirmou.

Ivanildes Conceição, professora orientadora da Escola Municipal Joir Brasileiro, ressaltou que o projeto traz diversos benefĂ­cios para os estudantes. “Esse projeto Ă© de fundamental importĂąncia, porque eles tĂȘm a possibilidade de revisar os gĂȘneros que eles jĂĄ trabalharam, de produzir e, alĂ©m de tudo, de treinar mais a escrita. Porque, apesar de vocĂȘ tirar ou tirinha, tem toda uma produção artĂ­stica que ele tem que fazer, os desenhos, mas tem tambĂ©m a escrita. Eu acho de fundamental importĂąncia”, afirmou.

Programa – Rita Garrido contou que o trabalho desenvolvido pelo programa Ă© feito por meio de oficinas interativas. A iniciativa jĂĄ estĂĄ em sua quinta edição. “JĂĄ atingimos quase 14 mil alunos com essas oficinas interativas e, ao final do ano, Ă© feito um concurso de expressĂŁo literĂĄria. Cada ano Ă© escolhido um tema para os alunos que quiserem participar”, explicou ela.

A cada ano Ă© escolhido um gĂȘnero textual diferente. No ano passado, a opção foi pelas tirinhas. Nos anos anteriores, os alunos jĂĄ participaram de produção de soneto, cordel e redação. A quinta edição do programa ocorreu entre 15 de agosto a 22 de novembro de 2023, com a realização das oficinas de transparĂȘncia e controle social em 29 escolas de ensino fundamental II da rede municipal de educação, beneficiando diretamente 2.401 estudantes.

O programa conta com um conjunto de açÔes educativas relacionadas ao aprendizado da cidadania na perspectiva do controle social, da transparĂȘncia pĂșblica e da educação fiscal. Para isso, sĂŁo realizadas oficinas interativas de transparĂȘncia e controle social com os alunos participantes, que recebem exemplares impressos da “Cartilha A Cidade Somos NĂłs”, material didĂĄtico concebido especialmente para o projeto.

O secretĂĄrio Thiago Dantas destacou que o programa fortalece o processo de aprendizado dos estudantes. “É um tema que dialoga diretamente com o nosso interesse em formar cidadĂŁos mais preparados para poder lidar com seus desafios ao longo da sua vida. Trazer o tema da transparĂȘncia para dentro das escolas, sem dĂșvida, vem para fortalecer a rede municipal de educação”, afirmou.

Reportagem: Joice Pinho/ Secom

fonte: secom/prefs

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