“O São João é um momento muito especial. A gente traz o tempero do sertão, o tempero da essência da música sertaneja… de Gonzagão, Jackson do Pandeiro, dentre outras tantas personalidades”, comentou Tonho.
Como grande novidade, o artista trouxe a música ‘Tropeçando em Pensamentos' que, segundo ele, já está no burburinho de que vai ficar para o São João. “Eu preparei um repertório completamente junino, com música inédita, mas tem sempre alguém que pede algum sucesso meu do carnaval…se eu cantar, vou cantar em forró”, brincou ele.
Tonho Matéria já soma mais de 40 anos de carreira, com uma trajetória de muito sucesso, inclusive com reconhecimento internacional, sem falar na sua icônica passagem pelo Olodum, em 1989. Atualmente, ele se dedica às composições e está sempre levando a boa música da Bahia para o cenário nacional. “Pelourinho é minha casa. A festa tá linda. Então, você que está em casa e ainda não veio…venha! Porque aqui é o melhor São João do mundo”, completou.
Banda Mel e a mistura do forró com axé
Uma das grandes precursoras da Axé Music no Brasil, a Banda Mel subiu ao palco na segunda noite do São João do Pelourinho e trouxe uma “mistura gostosa” de forró e axé, como bem descreveu Márcia Short. O grupo, que acumula mais de 35 anos de estrada e várias formações, conta, hoje, com as vozes marcantes de Márcia Short e Robson Morais.
Com grande público lotando cada canto do Largo do Pelourinho, sucessos como ‘Faraó’ e ‘E lá vou eu' foram cantados num verdadeiro coro, por quem, mesmo no clima junino, queria matar a saudade do carnaval. “O show foi maravilhoso. Pelourinho é a casa da gente. É a casa do samba reggae e da Banda Mel também. A gente já tem um histórico de vários forrós no repertório. Então, esse reencontro com o público junino acontece de uma maneira muito gostosa pra gente”, afirmou Márcia.
Sobre essa pluralidade de ritmos, ela contou que, como tudo na Bahia, o povo tem uma maneira única e especial de fazer isso acontecer. “Nós somos filhos de uma grande mistura. E isso se aplica a tudo, não seria diferente com o São João”, completou a cantora.
A energia tão conhecida da banda, animou baianos e turistas. “A gente prepara de forma muito fácil um repertório junino, o difícil é executar. A gente começa com o forró, mas a galera já pede o axé. Mas foi ótimo e a gente sentiu que o público também amou”, disse Robson Morais.
Estreia de Gabriel Mercury
O sobrenome anuncia, mas o talento confirma essa grande estreia no palco principal do São João do Pelourinho: Gabriel Mercury, primogênito da rainha do axé, fez todo mundo dançar, apresentando um repertório de grandes clássicos do forró pé de serra.
Com a carreira recém-anunciada no ano passado, Gabriel cumpriu a turnê Oxente Acústico ao lado da mãe, Daniela Mercury, ainda em 2023. Agora, ele vem ganhando cada vez mais espaço no cenário musical e, também, no gosto do público. Para a noite de sábado (22), o artista optou por uma apresentação do forró raiz, o que fez muita gente dançar agarradinho, em clima junino.
Momentos antes de subir ao palco, Mercury contou como estava a expectativa para encontrar a multidão que o aguardava no Largo do Pelourinho. “Vai ser uma alegria muito grande apresentar, pela primeira vez, entrando nesse circuito de São João, um repertório que eu passei a minha vida inteira ouvindo”, disse.
Ele comentou, ainda, sobre o que estava sentindo: “eu me sinto muito honrado de estar aqui. Estou muito feliz por fazer esse show para um público tão exigente, que está acostumado com grandes atrações. Venham todos para o Pelô, que, com certeza, tem de tudo um pouco e todos os tipos de som”.