As comemorações do 2 de Julho na Bahia são tradicionais e vibrantes, com destaque para o desfile cívico militar pelas ruas de Salvador, que atrai milhares de pessoas em um espetáculo de cores, sons e civismo, com a participação de escolas, bandas de música, tropas do mi e outros grupos.
Mas o 2 de Julho vai além do desfile. É um dia para refletir sobre a importância da história, para homenagear os heróis que lutaram pela nossa independência e para reafirmar nosso compromisso com os valores que tanto nos motivam.
Chefes do governo Estadual e Municipal, Deputados, Vereadores e diversas autoridades, participam desse evento cívico.
Alfredo Mangueira
O Vereador Alfredo Mangueira sempre presente a este evento cívico, falou para a nossa reportagem.
"Desde criança eu participo do desfile. O 2 de Julho, para o povo baiano, não é apenas um feriado estadual, mas sim um momento ímpar de celebração, memória e identidade. É a data que marca a vitória dos baianos na luta pela independência do Brasil, após mais de um ano de combates contra as tropas portuguesas.
E mais do que um evento histórico, o 2 de Julho se tornou um símbolo da força, da bravura e da resistência do povo baiano. É a data que reforça os valores de liberdade, igualdade e democracia que tanto foram almejados durante a guerra pela independência." concluiu Mangueira.
Reportagem: TVLIBERDADE.COM