As participantes deverão apresentar RG e Cartão SUS para acesso às consultas médicas e odontológicas, preventivo, aferição de pressão arterial e glicemia, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), atualização vacinal, acompanhamento do Bolsa Família, dispensação de medicamentos. Também haverá oficinas de construção de bonecas Abayomi, turbantes e tranças, além de palestras sobre direitos e reparação social/racial, reforçando a busca pelo bem-estar e a valorização das mulheres pretas nas comunidades.
A técnica do Campo Temático Saúde da População Negra, Catiane Lopes, destaca que a rede municipal, para além de estar empenhada em celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Municipal da Mulher Negra, quer oportunizar momentos especiais, com a promoção e facilitação de serviços relevantes para o cuidado integral com a vida das mulheres negras.
“Nossas multiprofissionais estão trabalhando para que tenhamos um dia D histórico, repleto de cuidados com a saúde e também de acolhimento, escuta sensível e humanização. Vamos orientar, encaminhar e atender as mulheres de acordo com as principais necessidades”, convida.
Lista das unidades participantes:
- DS Barra/Rio Vermelho: USF Alto das Pombas.
- DS Boca do Rio: USF Imbui (Unidade Antirracista).
- DS Brotas: USF Polêmica e USF Candeal Pequeno.
- DS Cabula/Beiru: USF Raimundo Agripino (em parceria com USF Sussuarana I) e USF Nova Sussuarana.
- DS Centro Histórico: UBS Pelourinho (Unidade Antirracista) e USF Gamboa.
- DS Itapagipe: USF São José de Baixo (Unidade Antirracista).
- DS Itapuā: USF Aristides Maltez (Unidade Antirracista) e USF São Cristóvão.
- DS Pau da Lima: UBS Castelo Branco.
- DS São Caetano/Valéria: USF Nossa Senhora de Guadalupe/Alto do Peru (Unidade Antirracista).
- DS Subúrbio Ferroviário: USF Itacaranha (Unidade Antirracista)
- DS Cajazeiras: USF Jardim das Mangabeiras.
- DS Liberdade: USF San Martin III.