Para promover o desenvolvimento da administração pública de Salvador, uma equipe da Secretaria Municipal de Gestão (Semge) participou do Seminário Internacional de Laboratórios de Inovação em Governo – Encontro de Labs. Promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) ao longo desta semana, em Brasília (DF), o evento imersivo reuniu membros da comunidade de inovação do setor público buscando fomentar o debate, a troca de conhecimentos e o fortalecimento da colaboração entre profissionais do segmento.
Participaram da atividade integrantes do LabSemge, o laboratório de inovação em governo da Prefeitura. O LabSemge é uma iniciativa da Diretoria de Governança e Projetos (DGG) da Semge que busca desenvolver soluções e aprimoramentos para o serviço público da capital baiana.
Entre os conteúdos aprofundados e que podem ajudar a trazer soluções que possam impactar o serviço público em Salvador, estão os desafios enfrentados pelos laboratórios de inovação do país, como captação de parcerias, compras públicas de inovação e gestão de tempo para desenvolvimento de projetos. Líder do LabSemge, Carla Sacramento afirmou que participar do evento representa uma grande conquista para a gestão.
"Acreditamos na força propulsora da inovação para o avanço da gestão municipal. Nesse contexto existem muitos laboratórios de inovação em governo implantados e passando por estruturação no serviço público, em todos os âmbitos. A Prefeitura, que estuda e planeja estratégias de governança e apoio a projetos, decidiu participar dessa rede de inovação e contribuir com métodos ágeis, oficinas criativas e promoção do engajamento das pessoas no desenho dos serviços e solução dos problemas, de forma a aprimorar a qualidade dos serviços públicos prestados”, detalhou.
Monique Aparecida, que também integra o LabSemge, destacou o retorno que Salvador terá a partir da vivência do Encontro de Labs. “Participar foi uma oportunidade única para compartilhar experiências, aprender com outros profissionais e cocriar soluções inovadoras que podem transformar o setor público, promovendo a colaboração e o intercâmbio de ideias fundamentais para práticas mais eficientes e eficazes no serviço público”, afirmou.
Membro do grupo, Fernanda Ferroni contou que as iniciativas desenvolvidas pela equipe terão ainda mais robustez para ajudar Salvador a avançar na qualidade dos serviços prestados aos cidadãos. “Participar deste evento foi uma experiência muito enriquecedora. Estar no Encontro de Labs nos conecta diretamente com outras iniciativas inovadoras de todo o país e nos inspira a trazer novas ideias para a gestão pública em Salvador, reforçando o compromisso da Prefeitura com a inovação em governo e a excelência na oferta de serviços públicos”, finalizou.
Desenvolvimento de metodologias – A equipe do LabSemge, que foi uma das 20 selecionadas no Brasil para participar da mentoria CoLabs 2023, também passou por uma formatura nesta quinta-feira (29), como parte da programação do evento Encontro de Labs. A mentoria que o grupo participou foi um programa de aceleração para o desenvolvimento de competências e capacidades de inovação no enfrentamento a problemas públicos complexos.
Esta ação foi resultado de uma parceria firmada entre o Laboratório de Inovação em Governo da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Gnova Lab, com a Catálise Social e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Texto: Ascom/Semge