A Rua Conselheiro Pedro Luiz, no Rio Vermelho, será entregue à população completamente revitalizada pela Prefeitura de Salvador em ato simbólico a ser realizado neste sábado (3), às 9h, com a presença de gestores municipais. A reforma foi realizada sob a coordenação da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e contempla a reabertura da Rua Vieira Lopes, ao lado da clínica AMO, interligando o tráfego entre a Pedro Luiz a Rua João Gomes.
O projeto adotado contribui para um melhor aproveitamento viário, promovendo mais segurança e mobilidade urbana. Além disso, as áreas verdes foram valorizadas por meio do plantio de árvores, sendo integradas aos espaços públicos com a rotina dos soteropolitanos.
O superintendente da Transalvador, Decio Martins, explica que a iniciativa é mais uma entrega que visa ajudar a transformar a mobilidade na capital baiana. Ele destaca como um dos pontos altos a realocação da antiga ciclofaixa, que antes ficava na via principal e compartilhava espaço com os demais veículos.
“Com a revitalização, os ciclistas têm 1,6 km de ciclovia sobre o canteiro central, somados os dois sentidos, com previsão de integração entre os diferentes modais, bicicleta e BRS (Bus Rapid System)”, disse o gestor. Uma nova ciclofaixa também será entregue à população, entre o Largo da Mariquita e a orla.
"Ciclistas poderão partir, por exemplo, da Avenida Anita Garibaldi e passar pela Rua do Meio (Rio Vermelho), até alcançar o Exército de Amaralina. Toda a reforma segue as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), especialmente no que se refere às larguras das vias e ciclovias", frisou Martins.
A Rua Conselheiro Pedro Luiz está também apta a receber o BRS, que terá prioridade de circulação em alguns trechos. Uma nova baia para ônibus foi construída no sentido Lucaia, nas imediações da academia Smart Fit. Um retorno será inaugurado sob o complexo Rei Pelé para beneficiar moradores da região da Garibaldi, que contarão ainda com uma nova passagem, entre a Pedro Luiz a via exclusiva do BRT.
Texto: Ascom/Transalvador