REGULAR DE ENTREGAS 2025 – PI

Ambulatório LGBT+ de Salvador completa um ano de inauguração com mais de 4 mil atendimentos


O Ambulatório Municipal Especializado em Saúde LGBT+, localizado no Multicentro Carlos Gomes (Centro), completou um ano de prestação de serviços neste mês de setembro, com mais de 4 mil atendimentos realizados e 900 pessoas acolhidas. Dentre os serviços mais procurados no período de funcionamento estão os atendimentos de enfermagem, em psicologia e farmácia, com mais de 2,4 mil acolhimentos.

Já o número de procedimentos realizados ultrapassa 20 mil, com destaques para realização de testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e aplicação de medicamentos injetáveis.

A unidade conta com uma equipe multiprofissional formada por psiquiatra, psicólogos, médico clínico, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e auxiliares de farmácia.

Natural de Ilhéus, Gabriel Garcia, 29 anos, é morador do Jardim Armação e frequenta o espaço há seis meses. "Por indicação de amigos, busquei auxílio em outros locais, mas foi nesse ambulatório que senti mais confiança e percebi que seria o lugar ideal para minhas demandas. Ter um local específico para essas especificidades é muito importante, pois em outros centros nossas demandas não têm a mesma abordagem tão dedicada à nossa comunidade", afirma.

Luiza Costa, 36, recepcionista e técnica administrativa do ambulatório, fala sobre os serviços mais procurados no local. "Temos pacientes em busca de atendimento psicológico, tratamento de ISTs, da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), procedimento que tem crescido bastante em nossa unidade. É um trabalho importante como uma forma de retribuir e auxiliar a comunidade LGBT+ da forma mais carinhosa e confortável possível".

A criação do equipamento partiu do entendimento da importância e necessidade de uma unidade de saúde voltada ao acolhimento e atendimento especializado de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, pansexuais, assexuais, travestis, mulheres trans, homens trans e pessoas não-binárias, com idade igual ou maior de 18 anos, residentes da capital.

“Comemoramos com muito orgulho nosso primeiro ano de funcionamento e, sabendo da importância de espaços como esse, seguimos atuantes trabalhando para intensificação da Política Nacional de Saúde Integral da Comunidade LGBT+”, destaca Flora Oliveira, coordenadora da Atenção Especializada à Saúde.

Serviços - No local são ofertadas consultas multiprofissionais como atendimentos clínico e psicológico, atendimento de serviço social; dispensação e administração de hormônios; oferta da Profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) e testagem para ISTs; coleta de exames laboratoriais e citopatológico do colo de útero.

Também é possível ter acesso a preservativos internos e externos, participação em ações de educação em saúde, impressão de cartão SUS com nome social e encaminhamento para unidades especializadas, caso necessário.

Ariel Menezes, trabalha com dispensação de medicamentos na farmácia do Ambulatório LGBT e destaca o diferencial do equipamento. "É muito importante e inclusivo ter esse espaço necessário para o acolhimento do público LGBT +. Aqui todos são atendidos da mesma forma, sem que ninguém seja alijado de seus direitos. O atendimento é empático, tratando o outro como gostaríamos de ser tratados".

Interessados nos serviços ofertados podem procurar o ambulatório, de maneira espontânea com Cartão do SUS, CPF, documento de identificação com foto; e ficha de referência/contra referência padronizado pelo SUS, quando necessário. O ambulatório funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Texto: Ana Virgínia Vilalva e Eduardo Santos/ Secom PMS

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: REGULAR DE ENTREGAS 2025 – PI