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Prefeitura intensifica manutenção em cemitérios municipais como preparação para o Dia de Finados


Neste período que antecede o Dia de Finados - que ocorre no próximo sábado (2) -, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) realiza uma série de ações para intensificar a manutenção dos cemitérios da cidade, buscando proporcionar acessibilidade, conforto e higiene para aqueles que vão visitar esses espaços.

Até lá, é realizada a operação de limpeza, manutenção e dedetização dos cemitérios, além de inspeções zoosanitárias vetoriais em unidades públicas e privadas da capital baiana. De acordo com Romar Villas-Boas, coordenador de Serviços Diversos da Semop, a ideia é manter esses locais higienizados e aptos a receberem as famílias.

"Como qualquer outro equipamento público, os cemitérios precisam de constante manutenção para se manter em perfeitas condições para o pleno funcionamento, não somente no Dia de Finados, mas durante o ano inteiro. Realizamos sepultamentos diariamente, mantendo esses espaços abertos ao público, sempre das 8h às 16h. Essas manutenções têm periodicidade e, em alguns casos, quando acontecem vandalismos e furtos, os serviços ocorrem também de forma pontual. Contamos com o apoio da Limpurb na realização de capinação e limpeza, que se repetem mensalmente", explica.

Atualmente, a Coordenadoria de Serviços Diversos está reformando os muros de quatro cemitérios: Paripe, Periperi, Ilha de Bom Jesus dos Passos e Ilha de Maré, iniciativa que deve ser concluída até o final do ano.

Há ainda a ampliação de vagas, com a construção de 870 novas gavetas no cemitério municipal de Paripe. Está em curso também um processo licitatório para construção de 640 novas gavetas nos cemitérios de Brotas e Plataforma, totalizando mais 1.280 unidades, para a população que precise sepultar um ente falecido.

No período anterior ao Dia de Finados, uma série de atividades complementares também são realizadas nos cemitérios, a fim de garantir seu pleno funcionamento ao longo do ano.

Dentre esses movimentos, constam ações educativas sobre as medidas para o controle do Aedes aegypti / arboviroses na Ilha de Bom Jesus dos Passos; intensificação de inspeção e orientações em pontos estratégicos: canteiros de obras, ferros velhos, borracharias, pontos de coleta de material reciclado; inspeções zoosanitárias vetoriais em repartições públicas; inspeções zoosanitárias vetoriais e aplicação de inseticida de efeito residual em cemitérios públicos e particulares.

Serviços intensificados - Com a proximidade do feriado de Finados, a atenção e os serviços são intensificados, pois os cemitérios costumam receber um público maior que o habitual, por se tratar de uma data pela qual as pessoas tendem a visitar seus entes sepultados, como uma forma de respeito e carinho pelos que já se foram.

Atualmente, a Semop administra dez cemitérios públicos municipais, sendo seis deles na parte continental, nos bairros de Brotas; Itapuã; Paripe; Periperi; Pirajá e Plataforma; além de outros quatro na parte insular da cidade: Ilha de Bom Jesus dos Passos; Ilha de Maré; Paramana e Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, ambos na Ilha dos Frades.

Cremação e sepultamento - A Prefeitura de Salvador oferece ainda serviços de cremação e sepultamento nos dez cemitérios municipais, com agendamentos disponíveis diariamente, das 8h às 16h, através da Central de Agendamentos da Secretaria de Ordem Pública (Semop).

Para solicitar a cremação ou sepultamento, o responsável pelo registro do óbito deve entrar em contato com a central pelos telefones (71) 3202-4951, (71) 3202-4952, (71) 3202-4953 e (71) 3202-4954.

É necessário apresentar a declaração de óbito e outros documentos pessoais do falecido e do responsável. Após o agendamento, um Documento de Arrecadação Municipal (DAM) deve ser pago e apresentado no cemitério.

Até o dia 21 de outubro de 2024, foram realizados 3.955 sepultamentos e 171 cremações gratuitas por meio de convênio com o Cemitério Jardim da Saudade, evidenciando a importância desses serviços para a população.

No caso das cremações, é importante ressaltar que, além da documentação padrão, deve-se enviar uma Declaração de Pobreza e um Termo de Responsabilidade. As cremações são agendadas para o dia seguinte em horários fixos, com a possibilidade de realização condicionada à manifestação do falecido ou autorização de parentes diretos.

Texto: Eduardo Santos/ Secom PMS

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