Foto: Maurício Viana/ Ascom Sudesb
Com palestras, oficinas e o calendário mais regulamento de 2025 da corrida de aventura da Bahia, o 1º Congresso Técnico da Federação Baiana de Corrida de Aventura (FBCA) acontece nesta sexta-feira (20) no Mais Hotel, em Lauro de Freitas. O evento apoiado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), terá uma programação cheia para os amantes de uma das modalidades que mais cresce no estado.
O presidente da FBCA, Vitor Hugo Moreau, explica que os objetivos principais da atividade é discutir assuntos pertinentes ao campeonato, à federação e, principalmente, aos atletas. “Teremos palestras que são interessantes para atletas e para organizadores, principalmente relacionados ao Circuito Mundial de Correio de Aventura, que vai ter uma etapa no Brasil no ano que vem”, pontua.
A programação inicia às 12h com um almoço de recepção. A partir das 14h serão iniciadas as palestras, com: o presidente da FBCA; Susi Docio, chefe da Assessoria Técnica (Astec) da Sudesb, às 14h30; Benito Brocca, organizador sobre a organização em nível mundial da Malacara Race na Adventure Racing World Series (ARWS), às 15h; e a atleta Camila Nicolau, sobre treinar e competir em nível mundial pela Brazil Multi Sports na ARWS.
As atividades serão retomadas às 18h após um coffee break com a oficina sobre os Cuidados dos nossos packrafts; a construção do regulamento unificado do Campeonato Baiano de Corrida de Aventura 2025; e a apresentação do calendário 2025 da modalidade. Gratuito aos atletas federados em 2024 e todos os inscritos terão direito ao transporte concedido pela Sudesb entre Feira de Santana e Salvador.
“Vamos ter uma oficina de cuidados com o packraft, que são os barcos que a Federação comprou com recursos patrocinados pela Sudesb, que mudaram a cara da corrida de aventura na Bahia e que tem sido um divisor de águas, porque hoje a gente tem embarcações de altíssima qualidade, com fácil manuseio e que, em grande número, podem ser utilizadas nas provas. Vão ser utilizadas inclusive na etapa do Campeonato Mundial, já que são embarcações de nível internacional”, acrescenta Vitor Hugo.
O presidente finaliza que os atletas poderão ter uma noção do que esperar para 2025. “Será a discussão do nosso regulamento de prova, que será único para todas as provas ao alinhar temas mais polêmicos diretamente com os atletas. Então, o campeonato vai reger também as provas individualmente, isso vai trazer mais transparência e homogeneidade no decorrer das etapas das provas. Sempre com o apoio da Sudesb, que permite alçar voos maiores.”
Fonte: Ascom/Sudesb