*Campanha: SAÚDE BUCAL NAS ESCOLAS 2025 – PUP

Campanha alerta para proteção e segurança de pessoas com Transtorno do Espectro Autista no trânsito


Reportagem: Nilson Marinho/Secom PMS

A campanha “Autista a Bordo”, lançada no ano passado pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), tem conscientizado motoristas sobre a importância de um trânsito mais seguro e inclusivo para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa incentiva os condutores da capital baiana a evitarem buzinas, faróis altos e ultrapassagens bruscas quando identificarem um veículo transportando passageiros autistas, pois esses estímulos podem causar sobrecarga sensorial e desencadear crises.

Para tornar essa identificação mais fácil, a Sempre distribui adesivos informativos para famílias com membros autistas, permitindo que outros motoristas reconheçam que há um passageiro com TEA no veículo à frente. Até o momento, 350 famílias já aderiram à campanha e receberam os adesivos. Esse número deve crescer ao longo do ano, pois, além da distribuição para pessoas cadastradas no Cadastro Único, a secretaria também entrega os adesivos em ações de abordagem. Em abril, diversas pastas municipais vão se unir à campanha para promover ações de conscientização e ampliar a distribuição dos adesivos.

Suporte para as mães – “A iniciativa visa, principalmente, evitar acidentes, pois, em determinadas situações, uma mãe ou pai pode estar dirigindo com seu filho autista no carro e ele sofrer uma convulsão ou ter uma crise sensorial, exigindo a redução repentina da velocidade. Por exemplo, em uma via com limite de 80 km/h, pode ser necessário reduzir para 40 km/h. O adesivo ‘Autista a Bordo’, colado no vidro traseiro, no para-choque e no vidro dianteiro, facilita a identificação para os condutores que estão atrás ou ao lado, alertando-os sobre a necessidade de maior atenção e paciência”, explica Daiane Pina, diretora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (DPCD) da Sempre.

A iniciativa surgiu a partir da escuta das mães, que relataram dificuldades no trânsito, como o receio de levar multas ou a necessidade de cancelar compromissos devido às crises dos filhos. “Muitas evitavam dirigir para não colocar a segurança deles em risco. Diante disso, foi criado o adesivo com o propósito de facilitar a vida dessas mães e aumentar a segurança no trânsito”, conta. A diretora lembra que outra forma de a população colaborar é conscientizando familiares e amigos sobre a importância do respeito e da compreensão no trânsito.

A advogada Mara Araújo, mãe do Pedro, de oito anos, destaca a importância da campanha. O garoto foi diagnosticado com TEA nível 2, o que significa maior sensibilidade sensorial. Sons como buzinas e fogos de artifício podem causar grande incômodo. “Acho a iniciativa muito importante, porque é impossível o motorista que está atrás ou do lado saber que ali tem uma pessoa com TEA. Com o adesivo e a conscientização, podemos evitar crises e ter uma viagem mais segura”, opina a mãe, que evita sair com o filho em horários de pico justamente para evitar transtornos.

Retirada – Os adesivos da campanha podem ser obtidos gratuitamente na Sempre, no Espaço CIPTEA, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h, mediante apresentação da carteira de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista ou laudo médico.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: SAÚDE BUCAL NAS ESCOLAS 2025 – PUP