Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
A Bahia já está pronta para disputar o Campeonato Pan-americano de BMX 2025, que acontece em Chillán, no Chile, neste final de semana, com uma delegação composta de nove atletas do estado. Três dos nomes que irão representar a Bahia viajam com passagens aéreas concedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Um dos destaques do time baiano, que viaja com passagem da Sudesb, é Jaldo Caribé, que disputa na categoria Cruiser 25-29. O atleta já conquistou títulos mundial e pan-americano; venceu o Campeonato Brasileiro da modalidade; e é uma das referências para os outros jovens ciclistas que viajam com apoio da autarquia estadual. “Ainda não aprendi a lidar com isso. Mas, tenho aprendido a cada dia. É uma honra poder servir como exemplo e passar um pouco da experiência que eu tenho nesse mundo do BMX”, diz o ciclista.
Em 2024, o investimento com a concessão de passagens - aéreas e terrestres – e transporte por meio da Sudesb foi de R$1,8 milhão, que geraram 359 passagens aéreas para dentro do país e fora, 117 passagens terrestres e 70 viagens com ônibus locados para uma série de diferentes modalidades.
Além deles, mais três atletas apoiados pelo Bolsa Esporte (Miguel Barreto Nunes, Davi Lucas Batista e Thiago Vinicius Passos), além de Paôla Reis, que também é contemplada pelo programa do Governo do Estado; e dois pelo FazAtleta (Pedro Kaliu e Otávio Guilherme) viajam com recursos oriundos de projetos da Sudesb e da Setre para disputar o torneio internacional.
Leonardo também viaja com apoio da Sudesb, além do responsável por Ruan, Odair José, e ressalta a importância desse apoio de transporte da Sudesb. “Esse suporte da Sudesb através da Federação é de extrema importância para o desenvolvimento da modalidade na Bahia a nível internacional, como já vemos esses resultados nos últimos anos”, afirma.
Fonte: Ascom/Sudesb