CAMPANHA - OPERAÇÃO CHUVA 2025 – PUP

Estudantes de Cruz das Almas participam de workshop em Salvador


Foto: Aurélio Nunes/Bahia Pesca

Mais de 80 estudantes dos cursos de engenharia de pesca, zootecnia e biologia do campus de Cruz das Almas da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) participaram na manhã desta sexta-feira do workshop Construindo Redes, no Centro de Convenções de Salvador. Eles assistiram quatro palestras e puderam debater os temas apresentados ao final do encontro em uma mesa , biologia, redonda reunindo os especialistas convidados.

O workshop foi realizado por iniciativa da Bahia Pesca, em parceria com a UFRB, como parte da programação oficial da Expo Pesca & Aquicultura, feira que integra a quarta edição da Origem Week Bahia. O evento contou com representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura, Seagri, ADAB, Inema, Sebrae e UNEB, entre outras instituições.

Na abertura, o presidente da Bahia Pesca, Daniel Victória, destacou a relação histórica da empresa com o recôncavo baiano, onde está sediada a sua principal unidade de maricultura, pesquisa e capacitação, a Fazenda Oruabo, em Santo Amaro. O gestor alertou ainda para a necessidade de se aproveitar o alinhamento da entre os governo estadual e federal para utilizar a aquicultura enquanto um vetor de desenvolvimento do Estado. "O que nós pretendemos é mostrar é que temos todas as condições de sermos referência de aquicultura no Brasil. Contamos com cada dos estudantes presentes para que sejam inspirados e se tornem inspiradores desta transformação", declarou.

O recém-empossado secretário de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia, Pablo Barrozo, parabenizou a Bahia Pesca pela organização do encontro, destacando a importância de preparar as novas gerações de estudantes universitários para os desafios que o desenvolvimento da Bahia impõe. "Hoje é dia para conhecer, aprender e trocar experiências. É importante se especializar, quem tem conhecimento tem tudo, não tiram isso da gente, sobretudo o conhecimento sobre a terra e a água que Deus nos deu. Temos um manancial variado, litoral, rios e barragens. Quando a gente segue a natureza a gente fala a verdade, não inventa a roda", discursou.

A secretária nacional de aquicultura Tereza Neuma comparou o tema do workshop com o périplo que tem feito por todos os estados brasileiros no sentido de planejar e articular políticas públicas em prol do segmento. "Se que queremos uma aquicultura forte e pujante e que venha alavancar a economia do nosso pais, temos que construir redes e é o que temos feito por todo o país", pontuou.

Participaram ainda da mesa de abertura, o professor da UFRB Bruno Olivetti de Matos, o superintendente da Pesca e Aquicultura do MPA na Bahia, Rainan Costa, o superintendente de agricultura e pecuária da Bahia, Fabio Alexandre Rosa Rodrigues, o diretor de inspeção e produtos de origem animal da ADAB, José Oliveira Cardeal Ramos.

Palestras

O biólogo Marcos Rocha abriu o ciclo de palestras abordando os projetos desenvolvidos pela Bahia Pesca, com destaque para o projeto Bahia Ostra. "Trata-se de um projeto que temos muita esperança pois o único insumo necessário é a semente, o resto é mão de obra. Não precisa de ração, não exige tanque-rede, não exige dedicação exclusiva. O cultivo pode ser feito com outras atividades em paralelo", pontuou.

Na sequência veio a apresentação do engenheiro de pesca Thales de Sá Lima (UFRB), que apresentou as potencialidades do cultivo de camarão branco na Bahia. "O semiárido baiano deve ser encarado como uma chave para a virada da aquicultura baiana. Temos poços com volume de água de qualidade, em muitas localidades ainda sem nenhum tipo de cultivo e em áreas com baixo custo de investimento", aconselhou. O consultor do Sebrae pela Ecofish Rui Dias Trombeta abordou o case de sucesso da ostreicultura no Rio Grande do Norte, e o gerente de negócios Rui Cesar Souza discorreu sobre os produtos e serviços voltados à pesca oferecidos pelo Banco do Nordeste.

Os estudantes aprovaram o conteúdo do seminário. Maxson Bruno de Jesus Lima, 29, graduado em engenharia de pesca e aluno do mestrado de engenharia agrícola da UFRB achou a experiência enriquecedora. "Eu quero concluir o mestrado e ingressar no mercado de trabalho pra conciliar a atividade acadêmica com um empreendimento próprio. Então pra mim é fundamental participar de um evento desse porte, com palestrantes de alto nível, pra adquirir uma bagagem de conhecimento e tomar a decisão que pode dar certo".

Fonte: Ascom/Bahia Pesca

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

OPERAÇÃO CHUVA 2025 – PUP