*Campanha: ENTREGAS E OBRAS 2025 – PI

POLÍTICA: Hospital Roberto Santos e mobilidade urbana pautaram a sessão ordinária na Câmara


Serviços do maior hospital público do Norte e Nordeste foram debatidos pelos vereadores. Regulamentação do uso de patinetes elétricos também entrou na pauta.

Os serviços prestados pelo Hospital Geral Roberto Santos foram debatidos na sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (9), na Câmara Municipal de Salvador. De acordo com a vereadora Aladilce Souza (PCdoB), trata-se do maior hospital do Norte e Nordeste do país. A parlamentar rebateu informações sobre uma suposta paralisação nos serviços laboratoriais da instituição. Os trabalhos da sessão foram abertos pelo vereador Maurício Trindade (PP).

O vereador João Cláudio Bacelar (Podemos) destacou que “o Hospital Roberto Santos é uma referência em atendimento público de qualidade na saúde”. Segundo ele, a unidade dispõe de 600 leitos e, somente no ano passado, realizou cerca de 174 mil atendimentos ambulatoriais. “Mais de um milhão de pacientes foram atendidos no hospital em 2023. Portanto, aproveito para parabenizar o Governo do Estado da Bahia e todos os profissionais que atuam neste importante equipamento público”, declarou o vereador.

Os parlamentares Sílvio Humberto (PSB) e Anderson Ninho (PDT) também reconheceram e elogiaram o trabalho desenvolvido pelos profissionais da instituição de saúde, que atende a população de Salvador e região.

Ainda no campo da saúde, o vereador Hamilton Assis (PSOL) fez um apelo à Prefeitura, cobrando a divulgação do resultado de um concurso público com 593 vagas para a área. “A divulgação estava prevista para o dia 25 de fevereiro”, alertou o parlamentar.

O vereador Cezar Leite (PL), por sua vez, informou que participou de um encontro com entidades representativas dos médicos. “Ficou acordado que faremos visitas a instituições de saúde do Governo do Estado da Bahia e da Prefeitura. Em seguida, enviaremos relatórios aos secretários municipal e estadual de Saúde”, afirmou.

Patinetes elétricos

Também durante a sessão desta quarta-feira, o vereador Marcelo Guimarães Neto (União) informou ter se reunido, no último dia 8, com o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Pablo Souza, e com um representante da Transalvador. A pauta do encontro foi o uso dos patinetes elétricos em Salvador. “Esse meio de transporte virou uma ‘febre’, mas há cidadãos que o conduzem de forma irresponsável, inclusive com duas pessoas no mesmo patinete”, observou.

Com o objetivo de garantir mais segurança e organização no trânsito, Marcelo Guimarães apresentou o Projeto de Lei nº 108/2025, que propõe regulamentar o uso de patinetes elétricos, bicicletas elétricas, ciclomotores e outros veículos de mobilidade individual com propulsão própria. A proposta estabelece diretrizes para a circulação desses modais em vias públicas, ciclovias e calçadas, além de definir regras para usuários, empresas operadoras e órgãos de fiscalização.

A matéria está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Salvador.

Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

*Campanha: ENTREGAS E OBRAS 2025 – PI