*Campanha: ENTREGAS E OBRAS 2025 – PI

Te Deum celebra os 202 anos da IndependĂȘncia do Brasil na Bahia


Foto: Bruno Concha/Secom PMS
Reportagem: Ana VirgĂ­nia Vilalva e Camila Vieira/Secom PMS

A comemoração pelos 202 anos da IndependĂȘncia do Brasil na Bahia foi marcada pela cerimĂŽnia do Te Deum, realizada na manhĂŁ desta terça-feira (1Âș), na Catedral BasĂ­lica, no Centro HistĂłrico. Presidido pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, cardeal Dom Sergio da Rocha, o ato religioso integra o calendĂĄrio oficial das homenagens Ă  data magna, que este ano traz o tema “Eu sou o 2 de Julho”.

Com origem no latim, “Te Deum” significa “A Ti, Ăł Deus” e define um hino de louvor entoado em momentos solenes, como forma de agradecimento. A cerimĂŽnia foi prestigiada por autoridades civis, militares das Forças Armadas e contou com a presença maciça da população.

Ao iniciar a homilia, o cardeal Dom Sergio da Rocha reforçou que a presença da Igreja CatĂłlica neste momento simboliza a junção entre fĂ© e histĂłria. “É uma data muito especial, de rara beleza artĂ­stica e religiosa, mas Ă© claro, de reforçarmos as nossas memĂłrias, valorizamos a nossa histĂłria. O Te Deum Ă© um louvor a Deus. NĂłs louvamos a Deus pela IndependĂȘncia da Bahia, pela IndependĂȘncia do Brasil na Bahia, mas, ao mesmo tempo, queremos contribuir para que a liberdade, a paz, a justiça e a fraternidade se façam presentes entre nĂłs”, disse.

O religioso fez questĂŁo de agradecer a todos que lutaram e contribuĂ­ram pela independĂȘncia do Brasil. “Temos a presença aqui dos Caboclos de Itaparica e representantes das Forças Armadas. Nos alegramos com a presença daqueles que representam tantos, que se engajaram nas lutas pela independĂȘncia no RecĂŽncavo Baiano. NĂłs queremos tambĂ©m lembrar de tantas pessoas anĂŽnimas que no passado e no presente contribuĂ­ram e contribuem para edificar a sociedade. Os caboclos representam aqueles que, no anonimato, ajudaram e muito para que nĂłs hoje pudĂ©ssemos estar celebrando o aniversĂĄrio da IndependĂȘncia do Brasil na Bahia”, destacou o cardeal.

Contribuição – Para o presidente da Fundação GregĂłrio de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, que participou da cerimĂŽnia representando a Prefeitura de Salvador, o Te Deum Ă© uma solenidade tradicional, festiva e que marca a abertura da homenagem ao 2 de Julho.

“O civismo e o religioso comemorando essa grande batalha, essa grande conquista da IndependĂȘncia do Brasil na Bahia. Esse ano, temos a catedral lotada, com a presença maior das Forças Armadas, dos povos originĂĄrios de Itaparica e da população. Momento importante para atrair as novas geraçÔes, fortalecer o trabalho com as escolas, para que elas venham, assistam a essa missa e possam aprender mais sobre o 2 de Julho”, considerou o gestor.

HĂĄ mais de seis dĂ©cadas, Hildo Peixoto, caboclo mestre da tribo Guaranis de Itaparica, grupo cultural da Ilha de Itaparica que celebra a resistĂȘncia local contra as tropas portuguesas em 1823, participa do Te Deum. “Estamos mais um ano aqui para lembrar que toda essa luta teve a presença massiva dos povos indĂ­genas. Enquanto Deus me der vida e saĂșde, eu estou aqui na luta, resistindo”, disse.

ImportĂąncia da data – Ao som do Coral da Irmandade do Senhor do Bonfim, regido pelo maestro Francisco Rufino, o hino composto por Santo AmbrĂłsio e Santo Agostinho, no ano de 387 em MilĂŁo, foi entoado, emocionando quem assistia Ă  celebração. Pai e filho, o empresĂĄrio Valdeir Santos, 43 anos, e o estudante Ravi Santos, 10 anos, representantes da Brigada do ColĂ©gio SĂŁo Joaquim, fizeram questĂŁo de assistir ao Te Deum.

“Esse momento Ă© histĂłrico e Ășnico. A gente ganha essa preciosidade que a Bahia tem de trazer toda essa elaboração do militarismo junto com o religioso. Tudo isso faz a gente aprender mais sobre o 2 de julho. Feliz em estar nessa solenidade maravilhosa que estĂĄ acontecendo nesse exato momento”, disse o empresĂĄrio, emocionado.

Ao lado dos colegas e vestido Ă  carĂĄter como um brigadista, o filho Ravi comentou sobre a alegria de participar da cerimĂŽnia e entender mais sobre o significado da IndependĂȘncia da Bahia. “Adorando estar aqui e conhecer sobre muitas coisas que eu nĂŁo sabia”, revelou o garoto.

Programação – AlĂ©m do Te Deum, a programação pela IndependĂȘncia do Brasil na Bahia nesta terça (1Âș) contarĂĄ, a partir das 16h, com a cerimĂŽnia cĂ­vica de chegada do Fogo SimbĂłlico no Largo de PirajĂĄ, onde autoridades hastearĂŁo as bandeiras, acenderĂŁo a pira e depositarĂŁo flores no tĂșmulo do General Labatut. O Hino Nacional serĂĄ executado pela Banda de MĂșsica da PolĂ­cia Militar da Bahia e o encerramento do dia contarĂĄ com um show do grupo Cortejo Afro.



Postar um comentĂĄrio

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior PrĂłxima Postagem

*Campanha: ENTREGAS E OBRAS 2025 – PI