Foto: Valter Pontes/ Secom PMS
Texto: Eduardo Santos/ Secom PMS
Voltado para a conscientização da população sobre a necessidade de prevenção e tratamento de transtornos psicológicos, a campanha Janeiro Branco 2026 traz como lema “Cuidar da mente também é prioridade”. Além dos centros especializados, como Centro Atenção Psicossocial (Caps), Centro de Atenção Especializado em Assistência Social (Creas) e Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Prefeitura de Salvador mantém parceria com uma série de espaços que oferecem atendimento para os diversos tipos de demandas na área.
O acesso aos serviços de saúde mental gratuitos é destinado a todos os cidadãos que tenham interesse ou necessidade, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). As UBS, por exemplo, funcionam como uma porta de entrada, realizando triagem e escuta inicial por profissionais como psicólogos, psiquiatras ou assistentes sociais, que avaliam as demandas apresentadas pelos pacientes, avaliando a gravidade dos sintomas relatados. Em seguida, o usuário é encaminhado a uma unidade especializada para receber o acompanhamento multiprofissional.
Os casos de maior complexidade são encaminhados para os Centros de Atenção Psicossocial, que oferecem cuidados contínuos e especializados, por área de abrangência e público específico. O Caps AD, por exemplo, é destinado a pessoas que utilizam substâncias psicoativas; enquanto o Caps I é destinado ao público infantil e adolescente. Ou seja, há unidades direcionadas a públicos distintos.
