Campanha: IPTU SALVADOR 2026 – PUP

CARNAVAL: “Trabalhar ficou mais seguro”, dizem ambulantes sobre plataforma instalada na Barra para o Carnaval



Fotos: Fernando Peixoto/ Secom PMS
Texto: Ana Virgínia Vilalva e Mateus Soares/ Secom PMS

Ambulantes que trabalham na plataforma instalada no circuito Dodô (Barra/Ondina) têm avaliado de forma positiva o uso do equipamento durante o Carnaval de Salvador 2026. Entre os pontos mais citados por quem utiliza a estrutura estão a sensação de segurança, a organização do espaço e a possibilidade de trabalhar com mais tranquilidade ao longo da folia.

Para muitos vendedores, a principal diferença em relação aos anos em que trabalhavam no meio da multidão é a proteção. Uma ambulante que atua no local há três anos afirma que a mudança trouxe mais sossego até nos momentos de descanso.

“Acho que este ano está mais seguro. A segurança foi a principal melhora, porque, quando queremos descansar, basta fechar tudo”, contou Lavínia Emanuele, de 28 anos, natural de Natal (RN) e moradora de Salvador há cinco anos.

A organização do espaço e a redução dos empurrões também aparecem entre os benefícios citados. Para quem passa horas na venda durante o circuito, conseguir circular e fazer pausas virou algo mais simples. É o que avaliou Ana Luísa Cerqueira, de 23 anos, ambulante desde os 18 e no terceiro ano utilizando a plataforma.

“Eu achei espetacular. Foi uma iniciativa muito boa da Prefeitura porque, querendo ou não, a muvuca faz as pessoas se esbarrarem e, assim, essa passarela acaba nos preservando. Ficou bem organizada, com mais segurança, até para a gente se movimentar e sentar um pouco para descansar”, disse Ana Luísa.

Outro ponto citado pelos trabalhadores é a redução de riscos ao material de trabalho. Fora do fluxo direto dos foliões, a rotina fica menos sujeita a impactos causados pela passagem dos trios mais cheios.

“Estou na passarela desde o primeiro ano e achei a ideia ótima. Não ficamos mais no meio dos foliões, o que já garante mais segurança. No meio da muvuca, quando passa um trio mais cheio, fica ruim para nós e há risco de quebrar o material. Aqui estamos mais protegidos, com uma estrutura forte, fixa e melhor do que a do ano passado. Para trabalhar, ficou ótimo”, avaliou Fernando Moreira Silva, de 25 anos.

Funcionalidade – Montada pelo terceiro ano consecutivo pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), a plataforma abriga cerca de 400 ambulantes credenciados e foi instalada atrás da balaustrada da Barra, na altura do nível da rua.

A estrutura passou por vistoria de equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Defesa Civil (Codesal), Ministério Público da Bahia (MP-BA) e Corpo de Bombeiros.

Com 300 toneladas de aço e 18 m³ de concreto armado, o equipamento funciona como uma espécie de balcão elevado voltado ao trabalho dos vendedores durante a festa.

A instalação também reduz a ocupação do calçadão. Cerca de 1,5 mil metros quadrados deixam de ser utilizados, o que contribui para a circulação do público e o deslocamento dos trios elétricos no trecho entre o Farol da Barra e o Barra Center.

De acordo com o diretor de Serviços Públicos da Semop, Alysson Carvalho, a estrutura foi planejada para melhorar as condições de trabalho dos ambulantes e organizar o circuito. “Ela foi devidamente vistoriada e atestada por órgãos de controle e validação. Mantemos também uma equipe permanente para que qualquer necessidade de reparo seja solucionada de imediato”, disse.

Alysson reforçou ainda que a montagem também ajuda a organizar a circulação dos foliões e facilita a atuação das equipes de segurança. “Com a montagem, conseguimos liberar área do calçadão e facilitar o deslocamento do público. Quando necessário, a plataforma também permite que as forças de segurança cheguem com mais rapidez, garantindo uma prestação de serviço mais eficiente”, completou.

FONTE SECOM PREFS

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Campanha: IPTU SALVADOR 2026 – PUP