Fotos: Otávio Santos / Secom PMS
Reportagem: Ronald Guedes / Secom PMS
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) promoveu nesta quinta-feira (11) mais um encontro do projeto Mobiliza, uma iniciativa que capacita cidadãos e colaboradores de órgãos parceiros para atuarem na prevenção a desastres e em situações de risco. O treinamento ocorreu na sede da Codesal, localizada na Avenida Bonocô.
Os encontros são divididos em quatro módulos de ensino. O primeiro, institucional, é focado em apresentar a Defesa Civil e toda a sua estrutura. O segundo módulo aborda primeiros socorros, enquanto o terceiro trata especificamente da percepção de riscos, com orientações sobre como agir em situações de emergência. Por fim, o último módulo debate as mudanças climáticas e suas consequências, principalmente em áreas de risco.
Após a capacitação, os voluntários são integrados ao banco de dados da Codesal para que possam atuar como braços de apoio da Defesa Civil em situações de emergência.
Engenheira civil e pós-graduanda em Gestão de Risco, Sonia Melo acredita que o curso auxilia no processo de conscientização da população. “Observo que a comunidade precisa realmente entender a área de risco em que está inserida. Esse conhecimento traz segurança e ajuda a entender a dinâmica do local, garantindo que a população seja assistida e monitorada corretamente”, afirma.
Agente cultural e bombeiro civil, Herbert Góis pontua que a capacitação ajuda em sua atuação posterior na comunidade através da arte-educação. “Posso utilizar apresentações teatrais, seminários e diálogos em espaços culturais para envolver toda a comunidade. Uma das travas na prevenção é a falta de informação; com a arte tenho a possibilidade de viabilizar essa informação”, diz.
A gerente de Prevenção da Defesa Civil de Salvador, Alana Matos, ressalta a importância do projeto: “O Mobiliza nasce da certeza de que a prevenção começa com informação e termina em ação. Saber identificar riscos, entender as mudanças climáticas e reagir corretamente em emergências salva vidas”.
O diretor-geral da Codesal, Adriano Silveira, reforça o papel de iniciativas como o Mobiliza na prevenção de desastres. “Ao capacitar voluntários, nós ampliamos a atuação da Defesa Civil de Salvador por toda a cidade, ensinando as pessoas a identificar riscos, entender mudanças climáticas e agir corretamente antes que um desastre aconteça”, aponta.
O Mobiliza já capacitou mais de 4,6 mil pessoas, transformando-as em agentes multiplicadores da informação. As inscrições para participar do programa são gratuitas e podem ser feitas através das redes sociais da Codesal.
Acessse a galeria de fotos: Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/treinamento-prepara-agentes-para-situacoes-de-risco/ .
